Profissionais do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA




























ARTIGOS SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO








































Várzea Paulista / SP
2010

NOME DOS AUTORES























ARTIGOS SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTOVárzea Paulista / SP
2010
SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
Veloz como o pensamento 5
A organização do conhecimento: 6
O que é organização? 6
Objetivos da organização: 6
Os diferentes níveis de uma organização: 6
Estrutura organizacional: 7
Gestão do conhecimento 9
CARACTERÍSTICAS DASORGANIZAÇÕES 10
PROFISSIONAIS DO CONHECIMENTO: QUEM SÃO, O QUE FAZEM E ONDE ESTÃO. 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
NTRODUÇÃO


A gestão do conhecimento não é, como conceito, uma idéia nova nas organizações. Para sobreviver qualquer organização precisa saber qual conhecimento tem disponível e quem são as pessoas de referência para cada uma das áreas de conhecimento em que atua. (HANSEN,NOHRIA e TIERNEY, 1999).


Conhecimento é todo o universo de informações a que somos submetidos diariamente eque armazenamos em nossas mentes. No mundo corporativo, este conceitoengloba ainda cifras, práticas e regras quenecessitam estar disponíveis quase queinstantaneamente, com uma margem mínima deerro, para ser útil. A gestão do conhecimento é o ato deorganizar e ajudar a estruturar aforma como as pessoas compartilham o conhecimento.


Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998) e PRAHALAD e HAMEL (1998), o que uma empresa coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa este conhecimento e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos, caracterizam a única vantagem sustentável que a empresa possui.


Mesmo fazendo parte do que, tacitamente1 a empresa sabeser necessário, só recentemente a Gestão do Conhecimento ganhou o status de disciplina e passou a ser estudada mais detidamente, e não como apenas um dos componentes do estudo da estratégia organizacional. Ou seja, o destaque dado à Gestão do Conhecimento tem se intensificado.


Obs: 1 Conhecimento tácito foi definido por POLANYI (1966) a partir da frase “we can know more than we can tell”(nós podemos saber mais que somos capazes de dizer). Com isto ele quer dizer que muito do que sabemos não pode ser verbalizado ou escrito.


























Veloz como o pensamento


Texto de Bill Gates.


Para tornar o fluxo de informação digital parte intrínseca de sua empresa, aqui estão alguns passos essenciais para as atividades do conhecimento:1. Insista em que a comunicação flua pela organização através de e-mail, de forma que você possa agir sobre as notícias com a velocidade do reflexo.


2. Estude os dados de venda on-line para descobrir padrões e compartilhar facilmente insights. Entenda as tendências gerais e personalize os serviços para clientes individuais.


3. Use os PCs para a análise dos negócios e transfira osprofissionais do conhecimento para o trabalho de pensar em alto nível sobre produtos, serviços e lucratividade.


4. Use ferramentas digitais para criar equipes virtuais interdepartamentais que possam compartilhar conhecimento e aproveitar as idéias de cada um em tempo real, mundialmente. Use os sistemas digitais para capturar históricos da empresa para uso de todos.


5. Converta cadaprocesso em papel em processo digital, eliminando engarrafamentos administrativos e liberando os profissionais do conhecimento para tarefas mais importantes.





Para as operações empresariais:


1. Troque informação por tempo. Diminua os ciclos operacionais usando transações digitais com todos os fornecedores e parceiros, e transforme cada processo do negócio numa entrega just-in-time....
tracking img