Profissão e carreiras na era do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFISSÃO E CARREIRAS NA ERA DO CONHECIMENTO

Liciane Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina
licianeferreira@uol.com.br

Ligia Momm
Universidade Federal de Santa Catarina
ligiamomm@employer.com.br

Sandra M. Bastianello Scremin
Universidade Federal de Santa Catarina
sscremin@eps.ufsc.br

Silvio Serafim da Luz Filho
Universidade Federal de Santa Catarina
silvioserafim@bol.com.br

RESUMO:
O mundo do trabalho encontra-se em transformação e, o conceito de carreira evolui rumo ao comprometimento no trabalho e às tendências da flexibilidade e da multifuncionalidade. Na era do conhecimento a prestação de serviços dá origem a idéia de gestão de carreira. O profissional que passa a fazer diferença na era do conhecimento é aquele que agrega e transforma o conhecimentoem competência. Abordar carreira pressupõe abordar a sociedade e a cultura, uma vez que a carreira é dependente das oportunidades profissionais proporcionadas pela sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Carreira, Era do Conhecimento, Gestão de Carreiras.

INTRODUÇÃO

Segundo Alvim Toffler o homem tem vivenciado uma sucessão de eras, não estanques mas com características próprias que provocam mudanças nasua forma de viver. Assim, da era da agricultura onde a terra era a maior fonte de riqueza e as habilidades necessárias eram com a lida na terra, passamos pela era industrial, onde a ênfase era o produto, marcada por uma taxa de desemprego pequena e carreiras lineares e contínuas. E, chagamos a era da informação (conhecimento) onde a prestação de serviços dá origem a idéia de gestão de carreira.Para Chalant(1996) é difícil falar de carreira sem falar de sociedade e de cultura ou seja, a carreira é dependente das aberturas profissionais oferecidas pela sociedade.
Ou seja, "toda sociedade, independente de seu tipo, fornece quadros no interior dos quais as carreiras nascem, desenvolvem-se e morrem". Sendo que "a idéia de carreira, nasceu com a sociedade industrial capitalista liberal e agestão de carreira é uma idéia mais contemporânea" Chalant (1995).
Dentro deste contexto, propõe-se abordar neste trabalho o tema "carreira na era do conhecimento" por meio da análise de reportagens e matérias veiculadas na Revista Veja durante o ano de 1999. A escolha recaiu sobre a revista VEJA, por ser esta uma revista semanal e atingir um público considerável com interesse neste assunto.Quanto a escolha do ano 1999, por ser este o ano da virada do milênio, nossa intenção foi averiguar quais as projeções para o início do novo século em termos de carreira e profissões.

CONCEITUANDO CARREIRA

A palavra carreira, que tem origem no latim via carraria, só passou a ser utilizado como uma propriedade estrutural das organizações para definir a trajetória profissional a partir do séculoXIX.
Para Oliveira (1985) o termo carreira pode ser utilizado tanto para referir-se à ascensão do indivíduo em seu campo profissional como para enfatizar a estabilidade ocupacional. Em ambos os casos, está presente a idéia de organização no tempo e no espaço, nas palavras do autor "na primeira, a permanência do que é fluido; na segunda, a fluidez do que é permanente".
Nesta linha de raciocínio,Hall (apud Dutra,1996) define carreira como "uma seqüência de atitudes e comportamentos, associada com experiências e atividades relacionadas ao trabalho, durante o período de vida de uma pessoa".
Dutra (1996) elege a definição de London e Stumph(1982) para seu trabalho por considerar que esta trata a carreira como uma série de estágios e transições que irão variar em função das pressões sobre oindivíduo, originadas dele próprio e do ambiente onde está inserido; por pensar a carreira como fruto da relação estabelecida entre a pessoa e a empresa; e por tratar a carreira como elemento de conciliação dinâmica das expectativas entre a pessoa e a empresa.
No entanto, Martins(2001) aponta a noção de avanço, a associação da carreira à profissão e a pressuposição de uma estabilidade como os...
tracking img