Profeta gentileza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFETA GENTILEZA
José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, andava com uma túnica branca e uma barba longa, tornou-se conhecido apartir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro.. Nasceu em Cafelândia, interior de São Paulo, no dia 11 de abril de 1917. Por volta dos treze anos de idade, passou ater premonições sobre sua missão na terra. Este comportamento preocupou seus pais, que chegaram a suspeitar que o filho sofria de algum tipo de loucura, chegando a buscar ajuda em curandeirosespirituais. No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, houve um grande incêndio no circo "Gran Circus Norte-Americano" que foi chamado de Tragédia do Gran Circus Norte-Americano. José acordoualegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para olocal do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de muitas alegrias, mas também de muita tristeza. Ali ele morou por quatro anos.
Foi umconsolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou "Profeta Gentileza”. Ele tinha umcoração enorme e sempre gostou de ajudar as pessoas..
O Profeta Gentileza foi uma importante figura que passou boa parte de sua vida andando pelas ruas do Rio de Janeiro e cidades de outros estados,disseminando mensagens de amor, paz, respeito e bondade.
Ficou conhecido por ser a antítese da metrópole violenta, pois distribuía flores e mensagens de amor em meio ao caos do trânsito e da urgência dogrande centro. Sua máxima era Gentileza Gera Gentileza.
Durante a Exposição todos puderam conferir também, exibições de dois documentários. “Gentileza” (Dado Amaral / Rio de Janeiro / 9 min.) -...
tracking img