Profeta daniel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Teológico


Pesquisa sobre personagem bíblico



Profeta Daniel

É um dos vários profetas do Antigo Testamento.  A sua vida e profecias estão incluídas na bíblia no livro deDaniel. O significado do nome Daniel é  "Deus é meu juiz".

Daniel era membro da família real, nascido em Jerusalém em 623 a.C. (um ano antes de Ezequiel) durante a reforma de Josias, noinício do ministério de Jeremias (627-582). Alguns acham que ele era um dos descendentes do rei Ezequias (Is 39.5-8; Dn 1.3). Boa parte dos comentaristas pensa que ele foi tornado em eunuco (2Rs 20.17,18;2Rs 24.1,12-14; Dn 1.3,7).

Levado para a Babilônia na primeira deportação em 605 a.C., e depois de três anos de estudos, foi selecionado para o serviço real de Nabucodonosor (1.17-21). Seunome foi mudado, de acordo com o panteão de deuses babilônicos, para Beltessazar (1.7), “Que Bel proteja a sua vida” ou “Príncipe de Bel” (um dos deuses principais dos babilônios). Seus amigos de nobrezareceberam os seguintes nomes: Hananias (“Iahweh tem sido gracioso”) foi chamado Sadraque, “Servo de Aku”, o deus da lua Sin; Misael (“semelhante a Deus”) foi chamado Mesaque, “Quem é igual a Aku”; eAzarias (“Quem Iahweh ajuda”) foi chamado Abede-nego, “Servo de Nebo”.

Com 20 anos de idade, Daniel foi declarado governador da província da Babilônia e chefe supremo de todos os “sábios”(2.48-49). Foi o principal conselheiro de Nabucodonosor durante a destruição de Jerusalém em 586 a.C., e com seus amigos (2.49), exerceu grande influência sobre os judeus cativos levados à Babilônia.Ajudou muito as vilas e colônias agrícolas dos judeus, como Tel Abibe (outeiro de grão) de Ezequiel (Ez 3.15).

Profetizou durante 67 anos (603-536 a.C.), servindo cinco reis babilônios e doisreis medo-persas. No governo de três deles (Nabucodonosor, Belsazar e Dario) ele serviu como primeiro ministro. Seu livro, escrito em cerca de 535 a.C., provavelmente foi trazido de Babilônia para...
tracking img