PROFESSORES E PROFESSAUROS

11367 palavras 46 páginas
PROFESSORES E
PROFESSAUROS
Celso Antunes

CELSO ANTUNES

Celso Antunes é um educador brasileiro.
Formado em geografia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em ciências humanas e especialista em inteligência e cognição. Membro consultor da
Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar, reconhecido pela
UNESCO. É autor de cento e oitenta livros e consultor de diversas revistas.

E, por acaso, ainda não existem pelas salas de aula deste país continente professores de outros tempos? Alguns são grandes, outros pequenos, mas sempre se identificam pela dificuldade em incorporar o novo, pela exasperação com que seguram a tradição de não mudar, pela raiva que guardam dos que estão aprendendo, enfim, pela teimosa vontade de olhar a criança de hoje e pensar que é exatamente igual à criança que um dia foi.

PROFESSORES E PROFESSAUROS
( um exercício de ficção )
Quanto ao ano letivo que se inicia:

Para os professores, uma oportunidade ímpar de aprender e crescer, um momento mágico de revisão crítica e decisões corajosas; para os professauros, o angustiante retorno a uma rotina angustiosa, o eterno repetir amanhã tudo quanto de certo e de errado se fez ontem.

Quanto aos alunos que acolhem:
Para os professores, a alegria de percebê-los cada vez mais sabidos e curiosos e a vontade de fazê-los efetivos protagonistas das aulas que ministrarão. A certeza de que não os ensinarão, mas poderão contribuir de forma decisiva para iluminar suas inteligências e afiar suas muitas competências. Para os professauros, nada mais que chatíssimos clientes que transformados em espectadores pensarão sempre mais na indisciplina que na aprendizagem, na vagabundice que no crescimento interior.

NEM TODOS OS DINOSSAUROS
ESTÃO EXTINTOS!
Mal entrou na sala de aula e já foi tratando de deixa as coisas às claras: - Vamos lá, pessoal. Uma carteira atrás da outra, bem enfileirada.
Isso mesmo. Você aí, Henrique, não ouviu? Já

Relacionados