Professores na contemporaneidade

Páginas: 13 (3111 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE
1- Introdução
O mercado atual vêm exigindo do profissional de educação uma nova prática educativa, com o objetivo de atender as inúmeras necessidades que surgiram a partir da globalização e consequentemente dos novos paradigmas do ensino e da aprendizagem. Essa nova concepção educacional traz modificações significativas ao perfil do educador, sem as quais esteprofissional estará sujeito à desvalorização profissional.
O professor perdeu status, e por isso, concorre agora com o desinteresse e falta de perspectiva do aluno, com o “fetichismo tecnológico” (BRAUMAN, 2008, p. 119), etc. Isto é, “a carga de trabalho dos professores é mais pesada do que antes, e, sobretudo mais absorvente, mais exclusivista e mais exigente, enquanto os meios e osfinanciamentos encolhem” (TARDIF; LESSARD, 2008, p. 10).
De acordo com Santos (2009) “a tarefa do professor torna-se mais exigente e mais comprometida com o processo de condução da prática, pois o contexto social em que vivemos ao anunciar o fim das certezas cria condições favoráveis a essa mudança”.
Durante a formação do professor, é indispensável queanalisemos o cenário sócio-político-econômico e culturalem que estamos vivenciando, ou seja, astransformações sociais que estão ocorrendo em nosso meio, criando assim, uma sociedade mundial complexa, articulada emredes sobre territórios, e vivenciando profundas rupturas conceituais.
A escola precisa compreender a realidade e buscar nela pistas para a construção de uma nova maneira de fazer educação, onde o professor possa entender a realidade doaluno convivendo e interagindo com o mesmo, para isso o professor precisa querer formar sujeitos autônomos, solidários, cidadãos e conscientes, todavia para isso os professores precisam abrir mão do lugar de “transmissor de conteúdo”; muitas vezes desvinculados dos contextos e interesses dos alunos [...] onde se ver o aluno apenas como um mero receptáculo de conteúdos escolares (FREIRE, 1987).
Apple(apud NÓVOA, 2008, p. 220) afirma que os “[...] docentes são malformados e estão mais preocupados com seus próprios interesses do que com os dos alunos [...] O saber ensinado na escola é obscuro e medíocre, e não consegue elevar o nível moral da nação”. O professor dentro do contexto contemporâneo deve considerar o que o aluno já sabe como ponto de partida para a construção de novos conhecimentospor meio de uma aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1968).
Nesse intento, procuramos analisar o que é ser professor na contemporaneidade e quais as atribuições que o mesmo assume dentro do contexto educacionalarticulando o referencial teórico ao depoimento de uma professora do ensino fundamental que apresenta a formação continuada como aspecto fundamental diante da função social que a escolaassume.
Diante do exposto, o referido artigo está organizado em seções que foram trabalhados com base no paradigma qualitativo, tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica e a entrevista semi-estruturada.
A abordagem qualitativa proposta, parte do pressuposto de que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, uma interdependência viva entre o sujeito e o objeto (CHIZZOTI, 2005).
Oautor complementa afirmando que:
O termo qualitativo implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível. (CHIZZOTI, 2005, p. 28)
A pesquisa bibliográfica nos permitiu aprofundamento e ampliação dos fundamentos teóricos de autores que discutema temática, objeto de estudo. Lakatos e Marconi (1987, p. 66) referendam que:
[...] a pesquisa bibliográfica trata do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, entre outros, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O professor na contemporaneidade
  • Ser professor na contemporaneidade
  • O professor como referência para o estudante na contemporaneidade
  • desafios do professor na contemporaneidade
  • GHEDIN, Evandro. TENDÊNCIAS E DIMENSÕES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE.
  • Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade (evandro ghedin)
  • Minha compreensão do corpo na contemporaneidade e o papel do professor de Educação Física nesse contexto
  • Contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!