Professora enfermeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERIDAS E SUA AVALIAÇÃO


O ser humano tem como uma de suas características marcantes a capacidade de se relacionar, viver em sociedade e estabelecer laços interpessoais fazendo o mesmo se sentir parte importante do meio.
Para estreitar os laços afetivos lançamos mão da comunicação podendo esta ser verbal, empregando a linguagem falada ou da sua forma escrita, e/ou não não-verbal, usando atroca de informações baseada em sistemas de significação independentes da linguagem falada, como a mímica e a dança utilizando o corpo como um poderoso instrumento de interatividade (FERREIRA, 2004)
A partir disto, percebemos que a todo o momento fazemos uso desses recursos. Ao olharmos no espelho admiramos os nossos traços físicos e nos empenhamos para melhorar a nossa pele, pois é através delaque fazemos contato com meio exterior, por ela transpiramos, sentimos frio ou calor, despertamos desejos sexuais, realizamos e recebemos carinhos, ou também podemos sentir repulsa, aversão, desprezo, repugnância e outros (CRUZEIRO e ARAÚJO, 2003).
A negatividade imputada à pele vem do que, muitas vezes, é conceituado de forma simples como a perda ou ruptura da solução de continuidade da pele, damucosa, ou qualquer outra estrutura corporal, causadas, por agentes, químicos, físicos ou biológicos de forma intencional ou não (DEALEY, 2001; BORGES, 2008a).
O conceito, porém, torna-se mais próximo da realidade quando reconhecemos que as lesões cutâneas denigrem não apenas a pele, como também a auto-estima e a auto-imagem, já que a doença representa uma quebra da harmonia orgânica, interferindono relacionamento interpessoal (GIRALDES, 2007)
Identifica-se na ferida um problema de ordem socioeconômica e educacional, pois há no portador uma ligação entre corpo, mente e o meio social que vive. Nas condições de miséria e fome, “viver com ferida” torna-se algo comum e até mesmo utilizado como forma de obtenção de renda, com péssima situação de higiene, tornando o restabelecer da doençamuito difícil e um meio favorável para proliferação de microrganismos patogênicos elevando o risco de infecção (CRUZEIRO e ARAÚJO, 2003; GIRALDES, 2007).
Sendo considerado um processo complexo, dinâmico e sistematizado, o qual necessita de atenção não apenas ao fator lesão, mas ao mesmo tempo dar suporte ao portador e familiares ao enfrentamento da doença, o profissional cuidador diante deste fatotem pra si uma grande responsabilidade em promover e cooperar com o organismo para uma reconstrução tecidual ideal (MENEGHIN e VATTIMO, 2003; GIRALDES, 2007).
Para que o complexo processo endógeno de cicatrização da ferida ocorra com sucesso exige do organismo a ativação, produção e inibição de vários fatores celulares e moleculares que não implicam em descuidar do tratamento tópico, pois sem ocuidado externo o trabalho do organismo pode ser prejudicado e retardado (MENEGHIN e VATTIMO, 2003).
Para tanto, dois aspectos são fundamentais e comunicantes: a avaliação do paciente e da lesão, e o planejamento do tratamento apropriado (DEALEY, 2001). Ainda hoje encontramos profissionais que desassociam estes fatores, realizam infindáveis curativos em ferimentos que não cicatrizam, culpam osprodutos, e não se atentam para fatores intervenientes no processo cicatricial como tabagismo, idade, doenças crônicas descompensadas, alterações nutricionais, a infecções subjacentes e muitos outros fatores que são detectáveis em um bom processo avaliativo (MENEGHIN e VATTIMO, 2003; BORGES, 2008b).
Uma lesão não pode ser vista como um fenômeno que ocorre isoladamente. As causas são múltiplas,interdependentes e relativas às condições sistêmicas do portador (MENEGHIN e VATTIMO, 2003). Avaliar significa determinar valor, reconhecer a grandeza, a intensidade e a importância de algo, distinguindo os fatos, as situações e as pessoas (FERREIRA, 2004; SAAR e LIMA, 2008).
No caso de um portador de lesão, a avaliação não é feita apenas daquilo que se vê, há uma série de fatores que influenciam a...
tracking img