Professor e a escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































INTRODUÇÃO:
A escola e o professor são agentes responsáveis por uma boa educação, um não trabalha sem o outro.
A escola favorece a educação, proporcionando um ambiente sistematizado,seguro, onde favoreça o aprendizado, onde o professor possa fazer um trabalho prazeroso tanto para o aluno quanto para ele.
A escola e o professor buscam juntos preparar o indivíduo para a sociedade, transformando-os em cidadãos honestos e capazes de compreender, respeitar as diferenças sociais, étnicas,...
Vamos compreender melhor com o presente trabalho a serapresentado. Vejamos:











































DESENVOLVIMENTO:
A escola é uma instituição social com objetivo de desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer demaneira contextualizada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
A escola tem como desafio, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, além disso, encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional.A escola, portanto, tem como compromisso de ir além da simples transmissão de conhecimento, sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno de capacidade de buscar informações segundo o seu campo de exigência profissional ou de acordo com as de desenvolvimento individual e social.
Um aspecto importante a ser considerado no que se refere à formação da cidadania diz respeito à formaçãode determinados valores, atitudes e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito. É função social de a escola propiciar a formação destes valores. Entretanto, valores não podem ser ensinados, mas devem servivenciados. É preciso que a escola e o próprio professor dêem testemunho daqueles valores que direcionam sua ação, fazendo da escola um ambiente de vivência de valores democráticos. Quando analisamos o debate que tem se processado em torno deste tema observamos que três aspectos têm se destacado. O primeiro diz respeito à gestão da escola. Para muitas pessoas, democratizar a escola diz respeito apenas àdemocratização dos processos administrativos. Isto significa, por exemplo, requerer que os diretores de escola, sejam eleitos através de formas participativas. Por outro lado prega-se a administração colegiada, que nos últimos anos vem sendo instalada em muitas escolas. Deve-se dizer que a construção de uma escola competente, democrática e de qualidade é uma exigência social. De um lado somosresponsáveis por sua construção, por outro lado, quando se trata da escola pública, não podemos imaginar que será possível concretizar este projeto de escola sem a decisão política dos órgãos governamentais. Sozinha, a escola não pode cumprir com sua tarefa social, até porque ela não existe isolada do contexto. Efetivamente o poder público vem elaborando uma política educacional clara, com objetivosbem definidos, cujo foco central é o atendimento escolar de boa qualidade. Faz-se agora necessário que a sociedade civil acompanhe controle e fiscalize as medidas que serão implementadas, exigindo do Estado o cumprimento dos dispositivos legais, pressionando para que seja garantida a infra-estrutura indispensável ao bom funcionamento das instituições de ensino.
O objetivo da...
tracking img