Professor universitario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFESSOR UNIVERSITARIO: UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NA ATIVIDADE DOCENTE
O inicio dos cursos superiores no Brasil ocorreu a partir de 1808
Antes disso, os brasileiros que se interessavam por cursar universidades faziam-no em Portugal ou em outros países europeus.
No entanto com a transferência da corte portuguesa para o Brasil e a interrupção das comunicações com a Europa, surgiu anecessidade de formação de profissionais que atendessem a essa nova situação e, por conseguinte, a exigência de criação de cursos superiores que se responsabilizassem por essa formação
Os cursos superiores e, posteriormente, as faculdades criadas e instaladas no Brasil, desde seu inicio e nas décadas posteriores, voltaram-se diretamente para a formação de profissionais que exerceriam uma determinadaprofissão. Currículos seriados, programas fechados, que constavam unicamente das disciplinas que interessavam imediata e diretamente ao exercício daquela profissão e procuravam formar profissionais competentes em uma determinada área ou especialidade.
Esses cursos formavam os profissionais através de um processo de ensino no qual conhecimentos e experiências profissionais são transmitidos de umprofessor que sabe e conhece para um aluno que não sabe – e – não conhece, seguido por uma avaliação que diz se o aluno esta apto ou não para exercer aquela profissão.
Até a década de 70, exigia-se do candidato a professor de ensino superior o bacharelado e o exercício competente de sua profissão. Baseado na crença de que: quem sabe, automaticamente, sabe ensinar.
Só recentemente os professoresuniversitários começaram a se conscientizar de que a docência, como a pesquisa e o exercício de qualquer profissão, exige capacitação própria e especifica

O ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO EM CURSOS SUPERIORES
Toda a organização curricular do ensino de 3º grau no Brasil estava voltada para a transmissão de conhecimentos e experiências de profissionais, por isso toda a preocupação sempre girava em tornode encontrar professores competentes para ensinar, e sem duvida, o aluno aprendiz não se colocava fora dos horizontes desse ensino. Pretendia-se formar profissionais.
Esse aluno, no entanto, não aparecia no centro do processo. O centro do processo era ocupado pelo professor. E aprender significava, em geral, a capacidade de repetir em provas o que o professor havia ensinado em aula. Caso oaluno fosse mal nas provas e não fosse aprovado, a responsabilidade era totalmente creditada ao aluno. Em nenhum momento questionava-se se o professor tinha transmitido bem a matéria.
O mais grave nesta situação e que perdura até os dias de hoje em muitas faculdades é que: não se tem consciência na pratica de que a aprendizagem dos alunos é o objetivo central dos cursos de graduação e que o nossotrabalho de docentes deve privilegiar não apenas o processo de ensino, mas o processo de ensino-aprendizagem, em que a ênfase esteja presente na aprendizagem dos alunos e não na transmissão de conhecimentos por parte dos professores
Colocar a aprendizagem na pratica como objetivo central da formação do aluno, significa usar a seguinte pergunta quando vamos preparar nossas aulas para: o que meusalunos precisam aprender para se tornarem cidadãos profissionais competentes uma sociedade contemporânea?

OS CUROS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO FORMADORES
O curso de ensino superior no Brasil vem se caracterizando pela formação de profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento de dos mais diversos serviços de que a sociedade necessita.
Com a consciência critica de que oprocesso de aprendizagem é o objetivo central dos cursos de graduação, a própria maneira de conceber a formação do profissional também passou por uma transformação.
As faculdades e universidades surgem como locais de encontro e de convivência entre educadores e educando que constituem um grupo que se reúne e trabalha para que ocorram situações favoráveis ao desenvolvimento dos aprendizes nas...
tracking img