Professor resiliente na rede municipal de vitoria da conquista-ba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|[pic] | |
| |UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB |
| |Pegagogia |MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA MENDES
















PROFESSOR RESILIENTE NA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA

















Vitória da Conquista Ba
2010
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA MENDES


















PROFESSOR RESILIENTE NA REDE MUNICIPAL DE V ITÓRIA DA CONQUISTA



























Vitória daConquista
2010
MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA MENDES

















PROFESSOR RESILIENTE NA REDE MUNICIPAL DE V ITÓRIA DA CONQUISTA





Trabalho de conclusão do Curso de pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em convênio com a prefeitura Municipal de Vitória da Conquista-Ba, como requisito para colação de grau, sobre aorientação do Professor Dr.Jorge Miranda de Almeida.


















Vitória da Conquista
2010
DEDICATÓRIA


Quando a gente quer e conta com aprovação de Deus, tudo é possível. Foram três anos de lutas, sacrifícios e superação, mas conseguir, agora sou uma professora graduada!
Minha gratidão e amor aos meus pais que quando iniciei este curso esteve ao meu lado meincentivando de dando apoio, mas infelizmente não está mais aqui, cujo maior legado foi sem dúvida o caráter e espírito de luta.

A Lúlio, meu esposo, todo meu amor e agradecimento pela inesgotável paciência e companheirismo nas horas difíceis, a quem posso dizer que vencemos esta etapa em parceria, ou seja, graduamos juntos!

Jamile minha querida e amada filha, o pedido de desculpa pelas horasausentes, pelos momentos de intolerância, porém sem jamais te esquecer um só momento.

As minhas irmãs e irmão que tanto amo, minhas desculpa pelos atrasos nas reuniões familiares e até mesmo ausências por conta dos trabalhos. Mas, meu muito obrigado pelo apoio e torcida.

Às minhas amigas e companheiras de turma que ao longo desses Três anos estivemos juntas, nos angustiando, sofrendo, rindoquando era para chorar e chorando quando era para rir, digo, vencemos.

Aos meus colegas de trabalho que acreditaram em mim, que me apoiaram nas horas difíceis e venceram junto comigo, muito obrigado, que Deus os abençoe!

A todos os professores que tive a oportunidade de conhecer nesta jornada, em especial o meu orientador Jorge Miranda, o meu muito abrigado pela diferença que fez em minha vida,vocês foram muito importantes!
Enfim a todos que torceram e acreditaram em mim, abrigada.

Maria de Lourdes de Oliveira Mendes
DEDICATÓRIA




























A vida não é um corredor reto e tranqüilo e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdido e confusos, de vez em quando presos em um beco semsaída.
Porém, se tivermos fé, uma porta sempre será aberta para nós, não talvez aquela sobre a qual nós mesmos nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa para nós.

A.J. Cronin






RESUMO


O presente trabalha apresenta uma breve fundamentação teórica da resiliência e em especial na educação e buscou traçar um panorama das condições atuais de trabalhos dosprofessores da rede pública municipal de educação, em especial os que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental. Após a identificação dos principais estressores dos docentes, abordamos a ligação entre a criatividade e a resiliência em um contexto marcado pelas adversidades peculiares do município de Vitória da Conquista-Ba.
Ainda considerando que o termo resiliência é pouco conhecido no...
tracking img