Professor na atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do Livro: Educação Personalizada Desafios Perspectivas.
Luiz Fernando Klein


Aluna: Regina Maria de Oliveira
Turma: D
Curso: Mestrado em Educação com docência Superior

IENS: Instituto Educacional Nação Santa


Ficha Bibliográfica:

Livro: Educação Personalizada Desafios Perspectivas
Autor: Luiz Fernando Klein
Editora: Loyola– São Paulo, SP


APRESENTAÇÃO p.11
Estelivro apóia-se na pesquisa para o teste de doutorado, sem dúvida, embora não seja simplesmente uma publicação dessa pesquisa, pois encontramos nele uma apresentação muito completa e clara do projeto de Pierre Faure - como o percebem os que o aplicarem na vida real na escola, ou viverem-no como alunos - e das possibilidades que esse projeto e enfoque contêm para a educaçãoatual e futura.
INTRODUÇÃO p.15

Instruir e formar são termos excludentes, antagônicos ou complementares na educação escolar? Á escola, em meio ao fascinante progresso tecnológico nesta mudança de milênio; cabe trabalhar conceitos ou atitudes com seus alunos? Ou mais aqueles do que estas, ou vice-versa? Qual a função da educação escolar hoje, quando as informações são veiculadas de modo maisrápido, abundante formal e informal? Mas como educar em valores quando a escola se ente acuada por legislações governamentais. A escolha desse projeto pedagógico como objetivo de nossa investigação deve-se, primordialmente, ás semelhanças de suas intuições com as da atual pedagogia jesuítica enquanto também defende a valorização da pessoa como protagonista de seu processo formativoem vista da solidariedade com os demais.



O PROJETO PEDAGÓGICO DE PIERRE FAURE:
PESSOA E COMUNIDADE p.19

CAPÍTULO I

Apoiamo-nos, para tanto, numa pesquisa, documental e bibliográfica, fontes primárias de Faure, até então insuficiente divulgada trata-se de seus escritos (livros e antigos) e conferências. Por isso, optamos por recorrer menos a outros comentário e interpretações, anão ser os que mais diretamente se referem ao objetivo de estudo definido. Em diversos momentos encaminhamos o leitor a outros autores para os aprofundamentos que desejarem.

1. PIERRE FAURE: OBRA E CONTEXTO
1.1. A trajetória do educador p.19
Pierre Faure morreu em 10 de janeiro de 1988, aos 84 anos, em Pau sul da frança, para onde se retira três anosantes após ter militado durante cerca de 60 anos no campo da educação deixou uma produção biográfica de dez livros e mais de uma centena de antigos publicados nas revistas Pedagógie, e Recherge et Animation lecionou durante cinco anos, enquanto seminarista jesuíta e 38 anos depois de ordenar sacerdote no departamento de pedagogia do instituto catholique de Paris que tambémdirigiu.

1.2. O contexto educacional da França no pós-guerra p.21

2. FUNDAMENTOS DO PROJETO. P.22
2.1 Bases teórico-práticas p.22
O estudo da obra de Pierre Faure revela um tríplice embasamento antropológico religioso, biopsicológica e pedagógico. No exercício de suas funções de diretor de ensino professor universitário, conferista e escritor Faure demonstrou ser um pedagogoeminentemente prático embora não avesso à fundamentação teórica perseguindo sempre a dimensão personalizador e comunitária na educação ele seleciona da história da pedagogia os autores cuja prática pedagógica comprova A tradição católica os documentos eclesiais a espiritualidade jesuítica o pensamento de Emanuel Mounier (1905-1950) e de Lubisneka fornecem o embasamento antropológico-religioso daproposta pedagógica fauriano.

-Base antropológico-religiosa p.22
Nos documentos eclesiais: Divini Illius Magisttri (papa pio XI, 1929), Pacem in Terris (papa João XXIII, 1963),Gaudium et Spes (Concilio Vaticano II, 1965), que comenta em quatro artigos Faure encontra inspiração para a liberdade na pesquisa de métodos educativos, para a orientação social da educação para o diálogo com outras...
tracking img