PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

600 palavras 3 páginas
PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR
1
2

Erismar Alencar Viana

Carlos Alberto Batista Santos

1. Os Professores Que temos!
Os professores que temos no ensino superior ainda vê o ensino como transferência de conhecimento através da sala de aula. Apesar de ter vários que estão cuidadosos as modernas inovações pedagógicas que estão sempre inovando suas metodologias na prática de ensino, mas muitos mantêm o costume de sempre, pois são docentes que não têm estímulos para crescer a sua aptidão pedagógica e que, muitas vezes, nem dispõem de conhecimento sobre a inovação da pedagogia universitária.
No entanto temos profissionais que utilizam apenas o método tradicional de ensino, onde somente transmite seu conhecimento para os alunos, e eles apenas memoriza e não compreende o conteúdo transmitido. Pois temos docentes do ensino superior que avaliam exclusivamente por provas escritas e não sabe utilizar outro método de avaliar, ou seja, não busca inovar sua metodologia de avaliação.
Diante dos professores que temos, muitos são bacharelados e não licenciados, ou seja, são docentes que não tem experiência em sala de aula, não possui metodologia de ensino e não têm didática para lecionar. Temos profissionais que já são mestres e doutores, mas são poucos que tem didática suficiente para estar lecionando, e suas aulas sendo apenas uma exposição de conteúdos, assim gerando carências na atuação dos profissionais.
2. Os Professores Que Desejamos!
Desejamos por professores que tenha além de sua formação profissional, ele tenha capacidade pedagógica suficiente para estar lecionando, para que ele seja um facilitador de aprendizagem diante de seus conhecimentos e não apenas um transmissor, para que futuramente tenhamos bons profissionais também na educação superior. 1

Graduando no curso de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri
Pós graduando em Química pela Faculdade

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Acordão
    151337 palavras | 606 páginas