Professor aulista ou professor pesquisador?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO COM FORMAÇÃO EM MEDOLOGIA DO ENSINO NA ESUCAÇÃO BÁSICA













ATIVIDADE AVALIATIVA INDIVIDUAL



DISCIPLINA: METODOLGIA DO ENSINOSUPERIOR

MINISTRANTE: PROFª. MSC. ELIZETE SANTOS ABREU

Francisca Maria Cunha Lima VIana



















COELHO NETO – MA

MARÇO/2012

Professor aulista ou professorpesquisador?

Sabe-se que na “era do conhecimento”, em qualquer nível educacional, é necessário rever e repensar sobre a prática docente.

Atualmente a docência pode ser definida como açãoeducativa que se constitui no processo de ensino-aprendizagem, na pesquisa, na gestão de contextos educativos e na perspectiva da gestão democrática. Consequentemente, o trabalho docentecaracteriza-se como processos e práticas de produção cultural, organização, apropriação de conhecimentos e divulgação do que se desenvolveu em espaços educativos escolares, sob determinadas condições históricas.Nesta perspectiva, o docente define-se como um sujeito em ação e interação de saberes científicos para a realidade.

Nesse contexto, pode-se definir o professor aulista como aqueleprofissional que ministra seus conhecimentos por meio de aulas expositivas, palestras e monólogos. Em momento algum o aluno pode se manifestar quanto à postura do professor, não há comunicação e afetividadeentre professor e aluno; estas aptidões não têm prioridade no processo de ensino-aprendizagem.

Entre os educadores contemporâneos, há aqueles que refletem sobre o ensino superior brasileiro,seus paradigmas e suas práticas pedagógicas existentes. Segundo concepções que regem esse profissional da educação, o professor pesquisador é aquele que estimula, exerce a atividade de buscar reunirinformações sobre um determinado problema ou assunto e analisa-los, utilizando para isso o método científico com o objetivo de aumentar o conhecimento de determinado assunto, descobrir algo novo ou...
tracking img