Profesasor motivador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é enfatizar a importância que a leitura tem na formação do indivíduo e mostrar que é por intermédio da leitura que o aluno poderá, gradativamente, ir se apropriando dos conteúdos socioculturais e construindo sua participação autônoma e crítica da sociedade.
A leitura tem início antes da escolarização propriamente dita e é um processo constante pela vidaafora. Como educadora, quero fazer dos meus alunos leitores conscientes e críticos.
Trabalhando em escolas públicas (5ª à 8ª série), constatei um triste fato: a falta de leitura em sala de aula e todas as conseqüências que isso acarreta, tais como: vocabulário restrito, falta de conhecimento em geral, erros ortográficos graves. É notável que há alunos sem o mínimo de conhecimento dos fatos queocorrem à sua volta, em “seu mundo”. O direito de ler significa, igualmente, desenvolver as potencialidades intelectuais e espirituais, aprendendo, progredindo e, portanto, tendo um futuro com maiores e melhores perspectivas.
Vários autores renomados já escreveram sobre o assunto da leitura em sala de aula e sua importância, mas apesar de todo material disponível, os profissionais da área não outilizam ou, o que é pior, não procuram atualizar seus conhecimentos para transformar a leitura em momentos agradáveis para seus alunos.
A finalidade deste trabalho será mostrar a importância da leitura como fonte de enriquecimento e prazer. Além disso, pretendo despertar no aluno uma íntima relação com os livros, formando um leitor competente e convertendo a leitura em objeto de aprendizagemsignificativa, tornando o aluno, futuramente, um cidadão consciente e crítico, capaz de transformar a realidade que o cerca.
Em uma sociedade que privilegia a fama em detrimento do esforço pessoal, todo professor sente-se realizado quando se torna público o mérito de seus pupilos – célebres ou anônimos. Por isso, além de acrescentar o ‘sentido’ da leitura e da escrita que nos completa, cabe aodocente o papel de acalentar os sonhos de seus alunos. Leitura não deve ser apenas o “fim”, mas o “meio” da educação.
Considerando a importância do assunto e o modo como é tratado, me propus a desenvolver este trabalho. Além de adquirir conhecimentos que me darão embasamento em minha carreira profissional, pretendo rever e analisar maneiras e formas de fazer da leitura um hábito agradável eprazeroso.
Esta pesquisa tem a intenção de poder contribuir, através de sugestões, para a formação de bons leitores, não somente no período escolar, mas sim para a vida.













CAPÍTULO I – O QUE É LEITURA?

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2003), ler pode ter diversos significados: “percorrer com a vista, decifrar e interpretar sinais gráficos, tomarconhecimento do conteúdo de um texto, reconhecer a mensagem do texto.”
Se o conceito de leitura está, geralmente, restrito à decifração da escrita, sua aprendizagem, no entanto, liga-se, por tradição, ao processo de formação global do indivíduo, à sua capacitação para o convívio e atuação social, política, econômica e cultural. Saber ler e escrever, já entre os gregos e os romanos, significava possuir asbases de uma educação adequada para a vida, educação essa que visava não só ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais, como das aptidões físicas, possibilitando ao cidadão integrar-se, efetivamente, à sociedade.

1.1 A importância da leitura

A leitura tem sido para a escola um mero objeto pedagógico, um instrumento
transmissor de convenções já instituídas. No entanto,hoje devemos nos preocupar com a formação dos leitores e com o uso da literatura como modalidade artística, dando margem aos propósitos da leitura enquanto habilidades humanas, prazerosas, interrogadoras e crítica perante a realidade.
Nos últimos anos, tem-se falado sobre uma grande crise de leitura no Brasil. No Brasil pouco se lê, muito embora tenhamos grandes e conceituados escritores em nosso...
tracking img