Profa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese Reflexiva do 20º Encontro do PROFA
Data: 28 de fevereiro de 2012
Hora: 19h ás 22h
Local: RECOVALE Treinamentos Formadora: Silvia Nese
Iniciamos o nosso encontro com a entrega da pauta do dia, logo após a formadora Silvia realizou a leitura da mensagem de abertura da pauta, de Myriam Nemirovisky onde a autora relata que desde pequena a criança deve participar de boas situações deaprendizagem, diante desta afirmação é importante sempre nos lembrar que os quatros princípios didáticos para uma boa situação de aprendizagem são:
1. Os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;
2. Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;
3. A organização da tarefa pelo professor garante amáxima circulação de informação possível;
4. O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.
Silvia também comentou sobre a importância de um bom planejamento e disse que estamos no início do ano, ou seja, a “faca e o queijo” estão em nossas mãos e, portanto é o nosso dever saber cortá-lo damelhor forma possível até o final do ano.
Logo após a colega Magda realizou a leitura da síntese do encontro anterior, onde abordou a importância de se trabalhar com listas, por ser um tipo texto de estrutura simples a mesma se torna um aliado do professor no trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente.
Dando continuidade ao encontro a aluna Denise realizou a leitura do texto(M2U4T5) Cartas a Théo – Van Gogh, ao término da leitura a formadora Silvia nos perguntou se conhecíamos Van Gogh?
Em seguida nos contou um pouco de sua biografia, comentou também que nas entre linhas desta carta o autor deixou transparecer seus sentimentos e emoções.
Na sequência começamos uma discussão sobre o texto “Dez importantes questões a considerar...” (M2UET6), foi realizada na lousauma pequena explicação de cada uma dessas questões, analisando-as sob o ponto de vista da alfabetização. Segue abaixo:
1. Concepção ensino-aprendizagem: o professor é o mediador, ou seja, é preciso que ele tenha conhecimento dos processos de aprendizagem dos seus alunos, dos conteúdos a serem ensinados, e das formas de ensinar para garantir de fato a aprendizagem;
2. O aluno é capaz deaprender: todos são capazes de aprender, mesmo que se tenha um aluno integrado na sala é preciso que o professor acredite que ele também pode aprender;
3. Contexto escolar: a organização da sala também pode ensinar até mais do que aquilo que planejamos intencionalmente. Exemplo: não se pode formar leitores se na sala não há livros e atos significativos de leitura e escrita e até mesmo fora dela;
4.Contrato didático: conhecido também como “combinados ou regras”.
5. Relação professor X aluno: professor que quer ter sucesso em suas aulas, primeiramente tem que estabelecer vínculos com seus alunos, o chamado “olho no olho”.
6. Planejamento prévio: realizar um levantamento do que o aluno sabe para assim poder mediar, facilitar sua aprendizagem. Neste item se encaixam: o planejamento darotina, das reuniões de pais e as modalidades organizativas;
7. Condições para a realização das atividades propostas: devemos levar em conta se os quatros princípios didáticos para uma boa situação de aprendizagem estão presente na atividade proposta; verificar a disponibilidade dos materiais também é importante.
8. Intervenção do professor: tem que ser pontual, pois é durante a realização dasatividades que o professor poderá oferecer informações, problematizar as respostas ou procedimentos e orientar a ação das crianças. Vale ressaltar que é importante também fazer uso da pauta de observação, pois como já se sabe é através dela que poderemos dosar o nível de desafio propostos nas atividades.
9. Gestão da sala: são as atitudes que o professor tem em relação à resolução de situações...
tracking img