Proeto da cei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2322 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Curso de Pedagogia
Câmpus Santa Teresinha

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Disciplina Vinculada ao Projeto: Fundamentos da Educação Infantil

Professora Responsável: Profª Ms.Tathiane Cecília Enéas de Arruda

Coordenador do Curso de Pedagogia: Profº.Ms.Silvio Guarde

São Paulo
2011
I - INTRODUÇÃO

No Curso de Pedagogia do CentroUniversitário Salesiano de São Paulo, os Estágios Supervisionados são desenvolvidos a partir do segundo semestre e configuram-se como um eixo articulador entre a teoria e a prática, contribuindo para o processo de formação e reflexão dos futuros professores e especialistas em Educação.
No 2º semestre do Curso de Pedagogia, especificamente, os alunos deverão observar e acompanhar a rotina deum CEI – Centro de Educação Infantil que desenvolve seu trabalho junto a crianças na faixa etária de 0 a 03 anos. Essa prática de Estágio Supervisionado está vinculada à disciplina de Fundamentos da Educação Infantil, sob orientação direta da professora responsável pela mesma.
Em relação ao cumprimento da carga horária (60 horas) referente a esse projeto de estágio, serão consideradas asseguintes atividades: participação nas orientações da professora-supervisora, visita à instituição escolar, registro dos dados coletados, e confecção do relatório.
Assim, acredita-se que nesse curso de Pedagogia o Estágio supervisionado está presente no trajeto formativo do aluno e do futuro profissional. O ensino será desenvolvido por meio de reflexões teóricas e sistemáticas motivadas porquestões problemas identificadas na práxis do estágio. Finalmente, com o olhar do pesquisador, alunos e professores poderão realizar pesquisa e produzir conhecimentos que contribuam para melhoria da comunidade na qual o Centro UNISAL está inserido.

II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A disciplina Fundamentos da Educação infantil tem como foco principal a formação de professores que possam atuarde maneira reflexiva na sala de aula, refinando permanentemente sua leitura e compreensão dos diversos aspectos que constituem esse espaço escolar.
Entendendo a dinâmica da sala de aula como algo complexo, com uma realidade multifacetada, onde os acontecimentos são marcados pela sucessividade e simultaneidade, cabe ao professor um olhar atento a esse movimento para saber interpretá-lo efazer escolhas que possibilitem situações significativas de aprendizagem para os seus alunos. Como ilustra Smolka & Laplane, 1995: “quando observamos uma sala de aula, as impressões são contraditórias. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e parece difícil decidir quais são os fatos pertinentes ao/ou relacionados com o processo de ensinar e aprender”.
Baseados nessa perspectiva, a disciplinadiscute o papel e a atuação do professor, refletindo a partir da situação concreta de sala os possíveis lugares teóricos onde podemos analisar a prática, buscando elementos que auxiliarão na compreensão dos alunos, futuros pedagogos.
Nossa primeira discussão inicia-se com o conceito de infância. O objetivo é dimensionar o olhar para a compreensão do conceito, levando em conta sua dimensãohistórica, centrando a reflexão na perspectiva da pós-modernidade. Essa escolha tem a preocupação de mostrar aos alunos o estado atual das diferentes propostas de trabalho desenvolvidas nas instituições de educação infantil. Para isso, utilizaremos os estudos de Philipe Áries, Peter Moss, Gunilla Dahlberg e Alan Pence.
Após o trabalho sobre o conceito de infância, a disciplina aborda osteóricos que contribuíram para a Educação infantil e irá trabalhar o estudo sobre a observação em classe, focando a construção do olhar sensível e pensante por parte do educador (Freire) e sua relação com o planejamento das ações de ensino.
Ao tratarmos a relação entre teoria e prática e os modos de agir do professor, serão abordados alguns aspectos que constituem o fazer do educador em sala...
tracking img