Proerd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
O PROERD como elemento catalisador entre Polícia, comunidade e família.

2. Contextualização do problema

A segurança sempre foi uma das maiores preocupações do homem desde que este passou a viver em sociedade. Tornou-se cada vez mais evidente, diante da insegurança que a vida diária oferece por conta do crescimento exacerbado das grandes cidades e ascomplexidades que envolvem as questões sociais de nossa época, uma atuação mais preventiva das forças de segurança pública do estado. A segurança não é, hoje, a inexistência do delito ou a ausência absoluta do delinquente, mas a certeza de que, em ocorrendo um crime, o cidadão terá o apoio e a ação efetiva de proteção do Estado através do policiamento ostensivo feito pela Polícia Militar.
Para que tenhamosuma Polícia mais eficiente, é necessário uma ação pró-ativa, ou seja, significa participar, influir no processo social, ser instrumento de ajuste das relações sociais e comunitárias, engajar toda a PM na aproximação do cidadão, apertar a mão da sociedade e ajudá-la sempre, disseminando técnicas de defesa social.
A melhor maneira de prevenção aos crimes deve resultar da participação e integraçãodas diversas instituições que podem promover o desenvolvimento humano e social. Estas instituições incluem comunidades, famílias, escolas, mercados e locais de trabalho, assim como, as instituições legais de policiamento e justiça criminal.
Entendendo dessa forma, a Polícia Militar do Amazonas, em 1998, implantou em nosso Estado o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e àViolência, programa este também desenvolvido em Polícias Militares de outros Estados do país como por exemplo Paraná e Minas Gerais. Trata-se de um programa educacional que teve sua origem nos EUA, em 1983, com o nome “DARE” (Drug Abuse Resistance Education) e se espalhou por mais de 55 países.
A matriz curricular do programa conta com 06 currículos que vão da pré-escola até a educação para pais,trabalhando inclusive com pessoas portadoras de deficiência auditiva. No Brasil, o programa tem o foco mais voltado para para as crianças de 09 a 12 anos através do currículo “Elementary”, porém, os adolescentes de 12 a 15 anos e os pais também têm turma do PROERD.
No Amazonas desde sua criação, até o 2º semestre de 2006 já foram formadas 113.066 crianças, onde destacamos a aplicação em diversas áreasindígenas.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, Educadores, Estudantes, Pais
e Comunidade, onde oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e
do adolescente que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problemasde comportamento, assim sendo, nada mais positivo que fortalecer a auto-estima da
criança e do adolescente, mostrando que a vida é muito especial para ser desperdiçada, ao fazer uso de drogas.
O início desta ação na escola deve sempre ser precedido por uma reunião
com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento
e a participação de todos no processo.
Destaforma, ao percebermos que o PROERD possui não só uma matriz curricular para crianças de 09 a 12 anos como também prevê uma educação continuada no sentido preventivo para a faixa etária de adolescentes de 12 a 15 anos, bem como o acompanhamento e educação para pais voltados para o combate contra o uso de drogas, avistamos o seguinte problema a ser pesquisado. Que medidas devem ser adotadas pelo altocomando da PMAM para maximizar o alcance e a qualidade do PROERD, no Amazonas, de forma que passemos a oferecer mais vagas para adolescentes entre 12 e 15 anos e, principalmente, aumentar o projeto junto aos pais e à família através de uma pedagogia policial comprometida?

3. JUSTIFICATIVA

A principal estratégia contra a dependência química de adultos é a prevenção
por meio do diálogo com...
tracking img