Produção Individual - IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2223 palavras 9 páginas
importância dos jogos na educação infantil
INTRODUÇÃOBrincar, jogar, dançar, cantar... Tais práticas fazem lembrar a infância de qualquer indivíduo, as diversas brincadeiras, tanto as inventadas como as clássicas que foram ensinadas por colegas, pelos pais ou pela escola.
Este estudo tem a pretensão de estudar a importância dos jogos na educação infantil. Relaciona o lúdico com a aprendizagem. O que será que ocorre além de movimentos, risos, estratégias, imaginação e a criatividade durante uma atividade lúdica?
O assunto é de grande relevância porque a educação infantil é de grande importância para se ensinar a criança a construir os seus saberes através da interação, da superação de desafios. Nesta fase a criança vai aprendendo a pensar, a aprender e a interagir com o mundo que a cerca.
O tema justifica-se pelo fato de apresentar conceitos de renomados estudiosos sobre como os jogos podem auxiliar a construção de conhecimento pelos alunos. O jogo na realidade é um instrumento que se aliado a prática de ensino e aprendizagem leva as crianças a construírem uma visão de mundo, a criar estratégias, a empenhar o raciocínio, a criatividade e a interagir com o outro.
É exatamente na escola, este espaço de construção e busca do saber, que as atividades lúdicas, tornam-se precioso recurso pedagógico, estimulando tanto os aspectos físico-motores, quanto os cognitivos. Tais atividades estimulam a cooperação, diversão e criação de estratégias, possibilitando assim um aprendizado realmente construído e não apenas memorizado e mecanizado.
Para tanto, adotamos como metodologia para este trabalho a pesquisa bibliográfica. Deste modo, buscamos situar a importância dos jogos na educação infantil, apoiando no Referencial Curricular nacional para a Educação Infantil e em diferentes autores, cujas contribuições teóricas, muito auxiliaram neste estudo.
O discorrer desta produção textual vem mostrar que os jogos são instrumentos poderosos no processo de ensino-aprendizagem,

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas