Produção eletroquímca de hidrogênio

1780 palavras 8 páginas
Projeto:

Produção eletroquímica de hidrogênio a partir da glicerina

Palavras-chave: sustentável, bienergia, renovável

Acadêmica: Ana Paula Camargo Matheus

Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues

1. INTRODUÇÃO

Glicerina
Atualmente devido ao apelo ambiental que existe com relação ao uso de combustíveis renováveis, o biodiesel vem se destacando mundialmente como uma real alternativa ao diesel, combustível de origem fóssil. O biodiesel é geralmente produzido pela reação de transesterificação alcalina ou ácida de óleos vegetais, na presença de um álcool (metanol ou etanol), neste processo um dos coprodutos gerados é a glicerina [1-7].
A viabilidade do processo da produção do biodiesel é dependente do destino de seu coproduto glicerina, pois para cada 90 m³ de biodiesel produzido são gerados 10 m³ de glicerina, assim são produzidas anualmente 2,5.105 t de glicerina, mas o mercado só absorve 3.104 t/ano. Estima-se que a produção mundial de glicerina em 2012 seja de 1,2.106 t, isto devido aos incentivos dados a produção de biodiesel [1,8].
Com a disponibilidade de glicerina no mercado existem vários estudos para sua transformação em produtos mais valiosos. Atualmente vem sendo estudado o uso de micro-organismos para a fermentação da glicerina, para obtenção dos mais variados produtos, desde alcoóis até ácidos orgânicos[4,9-11].
A glicerina pode ser utilizada como catalisador da reação de desprendimento de hidrogênio via eletrólise, pois a glicerina se adsorve em regiões preferências na superfície dos eletrodos utilizados, criando áreas anódicas e catódicas sobre a superfície metálica, catalisando a reação de interesse.

Produção de hidrogênio

O hidrogênio tem sido considerado um promissor combustível sustentável para o fornecimento de energia, desde que este seja produzido a partir de fontes renováveis ou da utilização de co-produtos que a priori não tem mercado e está

Relacionados