produção de semntes de cenoura

10113 palavras 41 páginas
PRODUÇÃO DE SEMENTES DE CENOURA

Warley Marcos Nascimento
Jairo Vidal Vieira
Waldir Aparecido Marouelli
Pesquisadores Embrapa Hortaliças, C. Postal 218, 70359-970, Brasília, DF, Brasil e-mail:wmn@cnph.embrapa.br INTRODUÇÃO
A cenoura é uma espécie de clima ameno cultivada na primavera, no verão e no outono em países de clima temperado e no inverno em países de clima sub-tropical. No Brasil, após o advento de cultivares tolerantes ao calor, a cenoura é cultivada praticamente durante o ano todo.
Pelas suas características de ciclo curto e paladar agradável, a cenoura consegue manter um lugar de destaque entre as hortaliças economicamente mais importantes. Participa como elemento básico em dietas alimentares de baixas calorias, servindo como ingrediente em saladas, sopas e molhos. No passado, a cultura foi muito explorada no exterior para a produção de caroteno; entretanto, a síntese industrial dessa substância a partir de 1947 fez o seu cultivo decrescer significativamente para este propósito. A cenoura se destaca como importante fonte natural de betacaroteno (5.000 a 15.000 Unidades Internacionais de Vitamina A por 100 g) , sendo de grande valor no combate à deficiência dessa substância.

ORIGEM E DOMESTICAÇÃO
A cenoura (Daucus carota L. v. sativus Hoffm) é a principal hortaliça da família das apiáceas cultivada no mundo. As cenouras cultivadas podem ser separadas em dois tipos:
Orientais/Asiáticas e Ocidentais. As plantas de cenoura Orientais apresentam raízes de coloração vermelho/púrpura (presença de antocianina) ou amarela, com folhas pubescentes, e têm tendência ao florescimento precoce. As cores predominantes das raízes de cenoura Ocidentais são laranja, amarela, vermelha ou branca, com folhas menos pubescentes, e as plantas apresentam menor tendência ao florescimento, quando sem exposição a períodos de baixa temperatura.
A espécie selvagem Daucus carota var. carota também é amplamente distribuída geograficamente, e segundo

Relacionados