Produzindo video-aulas educacionais a partir de softwares de vídeo disponíveis gratuitamente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUZINDO VIDEO-AULAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE SOFTWARES DE VÍDEO DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE
Roberto Guimarães Dutra de Oliveira; Marcio Oliveira Costa; Walteno Martins Parreira Júnior (UEMG – Campus de Ituiutaba)


Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto que está baseado na necessidade de preparar alunos e profissionais de educação para utilizar as técnicas corretaspara a elaboração e produção de recursos pedagógicos utilizando Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e neste caso especificamente a produção de vídeo-aulas. Assim, pretende-se apresentar algumas técnicas disponíveis na literatura e algumas das melhores opções que podem ser utilizadas para a produção de vídeo-aula.

Palavras-chave: Softwares-educacionais; Vídeo-aula; Softwares livres,Tutoriais digitais.



Abstract: This article presents the development of a project that is based on the need to prepare students and education professionals to use the correct techniques for the development and production of teaching resources using the Information and Communication Technology (ICT) and in this case specifically the production of video -classes. We intend to present sometechniques available in the literature and some of the best options that can be used for the production of instructional video.

Key-words: Educational-software, Video-classes, Free software, Digital tutorials.



Introdução
Desenvolver atividades de pesquisa é uma oportunidade de aliar as ações desenvolvidas em sala de aula, enquanto aluno, com as práticas de uma área de grande valor para ofuturo profissional do discente. O projeto desenvolvido tem como objetivo o desenvolvimento e a divulgação de tutoriais para softwares educacionais e ferramentas computacionais que possam apoiar professores e educadores a produzir materiais didáticos. Tutorial é um programa de computador ou um texto, contendo ou não imagens, que ensina passo a passo, didaticamente, como algo funciona. O tutorialpode ser feito em forma de vídeo-aula, que é gravada e distribuída em forma de vídeo.
Com o desenvolvimento desse projeto será possível melhorar as condições do ensino utilizando as tecnologias áudios-visuais disponíveis, introduzindo no universo dos professores uma nova oportunidade, na qual os alunos vão se interessar cada vez mais e assim conseguirem melhorar seu rendimento escolar. Nasescolas e universidades, o conteúdo didático ou as aulas não devem se tornar monótonos ou rotineiros para que os alunos não acabem desvalorizando este momento.
Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica. Modelos pedagógicos foram quebrados, tornando-se desatualizados frente aos novos meios dearmazenamento e difusão da informação. Neste momento mudam também os conteúdos, os valores, as competências, as performances e as habilidades tidas socialmente como fundamentais para a formação humana.
A convivência dos jovens em idade escolar com equipamentos eletrônicos tais como videogame, televisores e computadores, pode ser significativo para entender algumas das razões dadificuldade da escola atual em estimular a participação do aluno e, por outro, alguns elementos para uma possível superação desse problema. Assim, a aplicação desses recursos, tais como a multimídia faz com que o ensino acompanhe a linguagem dos novos tempos, buscando novas tecnologias de ensino para assim poder dinamizar as aulas (PARREIRA JÚNIOR e OLIVEIRA, 2009, p. 2).


O educador deveoptar pela criatividade na sala de aula. Através desse processo, os estudantes aprendem e se dedicam, pois estão usando recursos que estão em seu cotidiano. A criatividade pode ser utilizada juntamente com outros tipos de atividades de um modo a chamar a atenção dos estudantes para aquele momento. Uma alternativa para estimular a atenção dos alunos pode ser a vídeo-aula, que no meio escolar pode se...
tracking img