Produto, produção e mercado externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1 (0,15) ( Tema 2)

O marketing voltado para o valor consiste em focar estratégias de marketing na criação de produtos/serviços que apresentem um valor adicional para o cliente.
Então, uma empresa orientada para a criação de valor para o cliente deve seguir alguns princípios, quais são eles?

Princípio do cliente: tem o cliente como foco principal do negócio.
Princípio doconcorrente: estratégias de competitividade (concorrência) possuem influência importante sobre os clientes.
Princípio Proativo: os profissionais de marketing não podem ficar sentados esperando as mudanças no ambiente externo para reagir de acordo com o que acontece no mercado.
Princípio interfuncional: defende a necessidade de a empresa criar grupos de funcionários de vários setores, para que aeficiência e eficácia das atividades de marketing podem melhorar.
Princípio da melhoria contínua: o planejamento, implementação e controle de todas as atividades de marketing deve ser melhorado continuamente.
Princípio do stakeholder: comenta que deve ser considerado o impacto das atividades de marketing sobre os outros públicos também interessados na organização.

Questão 2. (0,15) (Tema 3)Analisando os conteúdos das aulas e com base no texto apresentado (HEINEKEN), responda a seguinte questão:
Qual a importância da classificação dos clientes para a FEMSA? No caso da cerveja Heineken, podemos afirmar que uma ação de marketing objetiva a criação dos “advogados da marca”? Justifique a sua resposta.

Conhecendo o comportamento de compra e gosto dos seus clientes, a FEMSA poderá focar seuplanejamento de marketing mais especifico no seu publico alvo, reduzindo gastos desnecessários e tendo melhores resultados.
Sim, através de uma ação de marketing e um bom relacionamento com seus consumidores a cerveja Heineken, obterá seus “advogados da marca” que ajudarão e muito no sucesso e aceitação dos seus produtos. E através de canais de comunicação virtual (facebook, orkut, twitter,etc.) seu sucesso será garantido.

Questão 3.(0,15) (Tema 4)
Desenvolva a interligação do ciclo de vida do produto com componentes do mix de
marketing:

Questão 4. (0,15) (Tema 5 )
Cite três formas ilegais ou antiéticas na formação dos preços

Cartel: Acordos ilegais entre concorrentes para estabelecer o preço de um produto.
Discriminação de preços – Cobrar preços diferentes de clientesdiferentes, independente dos custos para o vendedor.
Isca-e-troca – Atrair os clientes com baixos preços em um produto e então desviá-los para produtos mais caros.

Questão 5. (0,15) (Tema 6 )
Defina orçamento das comunicações.

Definindo o Orçamento das Comunicações – todos os elementos do composto das comunicações devem ser considerados em conjunto ao definir o orçamento.

Método dopercentual de vendas – estabelecer um orçamento de comunicação com base em uma porcentagem determinadas das vendas efetivas ou estimadas. Este método simples pode ser usado quando um produto estiver na fase de crescimento ou de maturidade de seu ciclo de vida. Este método não deixa de ter suas desvantagens, já que vendas mais altas resultam em orçamentos mais altos para comunicações, em lugar deocorrer o contrário.

Método do valor fixo por unidade – alocar um valor fixo para comunicações com base em cada unidade de produto vendida ou produzida. Este método tem as mesmas limitações que o do percentual de vendas porque não leva em conta o papel das comunicações de marketing na geração de vendas.

Método baseado na concorrência – determinar quanto os concorrentes estão gastando e depoisorçar a mesma quantia ou certa parcela da mesma. Os concorrentes nem sempre revelam exatamente quanto estão gastando em comunicações, ou podem recusar-se a discutir distribuições específicas do orçamento. Este método tem as mesmas limitações dos métodos do percentual de vendas e do valor fixo por unidade.

Método da disponibilidade de recursos – gastar tudo o que a organização pode se dispor a...
tracking img