Produto elástico e inelástico

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
Economia Desafio de Aprendizagem Passo 3: A Curva de Possibilidade de Produção (CPP) mostra como o produto potencial de uma economia (ou produto de pleno emprego) pode ser repartido nos diferentes produtos e, assim, a escolha conflitante entre produções distintas, ou seja, dada produção atual, o quanto a sociedade tem que abrir mão de determinado bem para poder produzir, e conseqüentementeconsumir, mais dos outros bens. De acordo com nossas pesquisas encontramos um caso real de um agricultor que em seu sítio teria uma determinada extensão de terra, um conjunto de instalações, máquinas e equipamentos e um número fixo de trabalhadores. Consideremos ainda que o proprietário desse sítio possua qualificações técnicas que lhe permitem dedicar-se a qualquer tipo de atividade agrícola. Aodecidir o que e como produzir, o agricultor estará decidindo a maneira por quais seus recursos produtivos serão distribuídos entre o cultivo de macaxeira e inhame. Se o agricultor utilizar toda a terra para cultivar macaxeira, não haverá área disponível para o plantio de inhame. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura de inhame, utilizando-se de toda a sua propriedade para este fim,não poderá plantar macaxeira. Estamos diante de duas opções extremas. Existirá, claro, soluções alternativas intermediárias, com a utilização de parte das terras para o plantio de macaxeira, ficando a fração restante para a cultura do inhame. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico. Tomemos, então, o seguinte quadro:

Alternativa A B C D E FInhame (kg) 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000

Macaxeira (kg) 8.000 7.500 6.500 5.000 3.000 0

Suponhamos, então, que o agricultor decida utilizar toda a sua propriedade (e demais recursos) no cultivo de macaxeira. Neste caso será possível produzir no máximo 8.000 quilos de macaxeira (Alternativa A) e nenhuma quantidade de inhame. No outro extremo, imaginemos que todos os recursos sejam investidosem inhame. Neste caso, o volume máximo a ser produzido seria de 5.000 quilos, enquanto que a produção de macaxeira seria zero (Alternativa F). O quadro nos fornece uma escala numérica com algumas possibilidades intermediárias (B – C – D – E), que refletem a disposição do produtor de optar pela produção conjunta de ambos os bens. Devemos observar que na hipótese de plena utilização da terra,aumentos na produção de inhame ocorrerão somente mediante utilização das áreas destinadas à cultura de macaxeira. Logo, se reduz a produção de macaxeira em benefício da lavoura de inhame. Com a representação gráfica, fica clara a escala de possibilidades de produção entre a macaxeira e o inhame.
Macaxeira

A

B C D E
Inhame

F

O ponto A indica uma situação em que toda terra está sendoutilizada na produção de macaxeira. Neste caso, a produção de inhame é zero. O ponto F indica o outro extremo, ou seja, quando a terra é usada exclusivamente para plantar inhame; logo a produção de macaxeira é nula. Os pontos B – C – D – E indicam possíveis combinações intermediárias ao alcance do agricultor na hipótese da terra estar sendo plenamente utilizada. Podemos, agora, unir os pontos de A até F.A linha resultante denomina-se “Curva de possibilidades de Produção” (ou Fronteira de possibilidades de Produção) e nos mostra todas as combinações possíveis entre a macaxeira e o inhame que podem ser estabelecidas, quando todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados.

Passo 4: Relatório sobre um caso real de produto elástico. De acordo com o que foi solicitado, um caso real sobreproduto elástico bem interessante e recente foi à redução do IPI para automóveis novos. Com a queda de vendas de automóveis o governo isentou o imposto para as concessionárias baixarem os preços e com isso os clientes voltaram às agências aumentando bastante as vendas e assim alavancando a economia. As concessionárias de automóveis nunca estiveram tão cheias, muita que muita aproveitou a baixa do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produtos elásticos e inelásticos
  • Produto elasticos e inelasticos
  • Produto elastico e inelástico
  • Economia
  • Choque Inelástico/Choque Elástico
  • Produto inelástico
  • PRODUTOS ELÁSTICOS E ANALATÍSTICO
  • Relatório de física i

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!