Produtividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1594 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico de Ecossistemas
ProdutividadeUm pouco de história.....
Em 1.920, o ecologista inglês Charles Elton e outros promoveram um conceito revolucionário:
# organismos que vivem em um mesmo local não somente têm tolerância semelhante aos fatores físicos no ambiente mas apresentam também, relações alimentares que reúnem os organismos em uma única entidade funcional. Este sistema derelações alimentares é chamado de teia alimentar.

A.G.Tansley
O conceito de ecossistemas. o ecologista inglês A.G.Tansley avançou mais um degrau nas idéias de elton ao considerar os animais e plantas,juntos com os fatores físicos em sua volta,como sistemas ecológicos. em 1935 Tansley chamou esse conceito de ecossistema, e o considerou a unidade fundamental da organização ecológica. Fig.comcomponentes do ecossistema
O conceito de ecossistemas.
-o conceito de ecossistema: “as partes biológica e física da natureza, unificadas pela dependência dos animais e plantas de seu ambiente físico e pela contribuição de manter as condições e composição do mundo físico”.
A.J.Lotka e o conceito termodinâmicos
-Lotka introduziu o conceito de ecossistema como sistemas transformadores de energia:
-Lotkadescreveu cada sistema por um conjunto de equações representando trocas de materiais e energia entre seus componentes, e obedecendo princípios termodinâmicos que governam todas transformações de energia.
As representações matemáticas propostas por Lotka eram difíceis e pouco familiares não sendo muito apreciadas na época.
Síntese de lindeman.
Em 1942, Raymond Lindeman trouxe as idéias de Lotkaà atenção como sendo um sistema transformador de energia. Ele combinou:-os conceitos termodinâmicos de Lotka.-o conceito de teia alimentar de Elton como expressão de estrutura do ecossistema.-e o conceito de ecossistema de Tansley como unidade fundamental em ecologia.Fig. 6.1 Ricklefs
Fundamentos de Lindeman de ecossistemas
-o ecossistema é a unidade fundamental de ecologia. -dentro doecossistema, a energia passa através de vários degraus ou elos na teia alimentar. -cada elo na teia alimentar é um nível trófico.-pela ineficiência de transformação de energia, esta vai diminuindo à medida que vamos subindo na teia alimentar, o que leva a representação de pirâmides de energia no ecossistema..
Década de 50.
Consolidação do conceito de Ecossistema no meio científico, surgindo um novoramo da ecologia no qual, o fluxo de energia e a reciclagem de materiais passou a ser temas de estudo, tornando possível a comparação direta de plantas, animais, fontes abióticas de energia e elementos no ecossistema.
Eugene P.Odum
Com a publicação do livro “Fundamentals of Ecology”(1953) marcou grande influência de uma geração inteira de ecólogos ao expor de maneira simplificada e esquemática,os ecossistemas como diagramas de fluxo de energia.
Modelo de fluxo de energia de odum.
Odum retratou os ecossistemas como diagramas de fluxo de energia.
Para cada nível trófico, este diagrama mostra uma caixa representando a biomassa (ou seu equivalente energético) de todos os organismos que representam aquele nível trófico num determinado momento.
-odum estendeu seu modelo incorporando aciclagem de nutrientes. Fig. de Fluxo de energia e fig.6.2 Ricklefs
Modelo de fluxo de energia de Odum
ODUM retratou os ecossistemas como diagramas de fluxo de energia.
Para cada nível trófico,este diagrama mostra uma caixa representando a biomassa(ou seu equivalente energético) de todos os organismos que representam aquele nível trófico num determinado momento.
Odum estendeu seu modeloincorporando a ciclagem de nutrientes
Fluxo de energia e materiais estão intimamente relacionados no ecossistema.
Entretanto, são fundamentalmente diferentes: Energia entra no ecossistema como luz e é degradada na forma de calor. Os nutrientes circulam indefinidamente, assimilados em forma inorgânica pelas plantas e convertida em biomassa, voltando às formas inorgânicas pelo processo de...
tracking img