Produtividade trófica e estruturas das comunidades em ecossistemas aquáticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Características do meio aquático
Alta capacidade para solubilização de compostos orgânicos e inorgânicos, possibilitando que os organismos especialmente os autotróficos, possam absorvernutrientes.
Em 1887, Viktor Hensen denominou a comunidade de plâncton e a definiu como sendo o conjunto de organismos que não dispõem de movimentos próprios capazes de se opor aosmovimentos da água.
O plâncton é constituído pelo fitoplâncton (algas), zooplâncton (pequenos animais) e bacterioplâncton (decompositores).
Principais componentes do fitoplâncton
Em águasinteriores podem ser encontrados representantes de todos os grupos de algas. A predominância de um ou outro grupo em determinado ecossistema é função, principalmente das característicaspredominantes do meio. Os principais grupos com representantes do plâncton de água doce são: Cyanophyta, Chlorophyta, Euglenophyta, Chrysophyta e Pyrrophyta.
Cyanophyta
Também conhecidas comoesquisofíceas, mixoficeas, cianobactérias ou algas azuis estes organismos apresentam clorofila “a”. Algumas cyanophyta, especialmente aquelas possuidoras de heterocistos, são de fundamentalimportância na fixação biológica de nitrogênios em lagos.
Chlorophyta
São algas verdes, apresentam clorofila “a” e “b” e amido como reserva. As semelhanças nos tipos de pigmentos, produtos deassimilação e em vários processos bioquímicos e fisiológicos permitem supor que elas representam o primeiro estágio evolutivo dos vegetais superiores.
Euglenophyta
Apresentam clorofila“a” e “b”. Todas elas apresentam alto grau de heterotrofia, vivendo em águas ricas em matéria orgânica.
Chrysophyta
São algas com plastídeos verde-amarelados apresentam clorofila “a” e “c”.Dentre os vários grupos de chrysophyta se destacam as classes Chrysophyceae (fototrófica) e Bacilariophyceae (algas desprovidas de flagelos) e as mais raras são as da classe Xanthophyceae.
tracking img