Produtividade nos estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 77 (19029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como aumentar a produtividade de seus estudos

Gabriel Pereira

1

SUMÁRIO

1. A REALIDADE DO CONCURSEIRO. ...........................................03

2. DICAS BÁSICAS DE PREPARAÇÃO. .........................................18

3. TÉCNICAS DE ESTUDO. .............................................................35

4. MÉTODO DE ESTUDO INTEGRADO..........................................60

5. APRENDENDO A FAZER PROVA. .............................................69

2

1. A REALIDADE DO CONCURSEIRO

A carreira pública é o sonho profissional de um número cada vez maior de brasileiros. A quantidade crescente de candidatos e o tamanho do setor de preparação para concurso é uma realidade incontestável. Atualmente, todo mundo conhece alguém que passou num concursopúblico ou que está se preparando para tal. Contudo, nem sempre foi assim.

Se voltarmos uma década ou mais no tempo, o mercado de trabalho brasileiro colocava a carreira pública, geralmente, como uma alternativa para profissionais que não encontravam oportunidades nas empresas privadas. Assim, na hora de planejar a carreira profissional, o concurso público era apenas um “plano B”. As pessoas secapacitavam para construir carreiras na iniciativa privada. Somente quando não encontravam oportunidades ou perdiam o emprego é que elas procuravam o concurso público como alternativa.

Lembro-me como se fosse hoje de uma palestra a que assisti em 2003, logo depois que entrei na faculdade de Relações Internacionais em Belo Horizonte. Num evento organizado pela faculdade, colegas egressos do cursoforam convidados a contar suas experiências para os alunos calouros. Dentre os palestrantes, havia duas colegas formadas em Relações Internacionais que tinham sido aprovadas no concurso de Analista de Comércio Exterior (ACE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). O cenário da carreira pública descrito por elas era mediano: um bom salário inicial, mas com poucaperspectiva de melhora. Ou seja, no médio e longo prazo, a carreira empresarial parecia mais atraente.

3

A história contada por aquelas colegas que tinham ingressado há pouco tempo no serviço público causou um burburinho tímido entre os alunos calouros. A remuneração revelada era bastante para nós estudantes, mas não chegava a ser um grande atrativo para nosso futuro profissional. Portanto, umcargo público era uma boa opção, mas não estava entre as melhores. Todavia, aquele momento já indicava o início de uma mudança na realidade do mercado de trabalho brasileiro.

Que mudança foi essa? Acredito que são dois os principais fatores que explicam a valorização do serviço público como opção de carreira no Brasil e o consequente boom dos concursos públicos: o aumento da remuneração doscargos públicos e as perspectivas de trabalho dos servidores.

No passado, quando o profissional colocava na balança as vantagens e desvantagens da carreira pública, de um lado ele tinha a estabilidade e um ambiente de trabalho menos estressante como pontos positivos e, de outro, o ambiente desmotivador e a falta de perspectiva de progressão na carreira como pontos negativos. Hoje, não só aremuneração, em regra, é superior à da iniciativa privada, como também o serviço público proporciona desafios e perspectivas de trabalho muito semelhantes aos do ambiente empresarial. Aquela imagem de funcionário público preguiçoso, que só carimba

documentos, está sendo enterrada no passado. A implantação de técnicas de gestão próprias do mundo empresarial nas instituições públicas e a valorizaçãoconstante dos servidores fizeram a balança pender fortemente para o serviço público.

Assim, menos de uma década depois daquela palestra na faculdade, a remuneração daquele cargo de ACE do Mdic teve seu valor praticamente multiplicado por dois e os servidores que preenchem esses cargos estão envolvidos nas negociações comerciais do Brasil com vários países do mundo.
4

Tais servidores...
tracking img