Producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1.0Introdução 5
2.0Produção 6
2.1 Factores de produção (inputs) e produção (outputs) 6
2.2 Decisões de produção 7
2.3 Função produção 8
2.4 Fronteira das Possibilidades de Produção 9
2.4.1 Eficiência 10
2.4.2 Eficiência técnica 10
2.4.3 Eficiência económica 10
2.4.4 Ineficiência 10
2.5 Programação da produção 11
2.6 Classificação dos problemas de programação daprodução 11
2.6.1 Geração de pedidos 12
2.7 Complexidade do processo produtivo 12
2.7.1 Critérios de escalonamento 13
2.8 Plano de produção 13
3.0 Conclusão 14
4.0 Bibliografia 15

1.0.Introdução
O presente trabalho aborda um conteúdo muito importantíssimo na nossa vida social bem como económica, tendo como tema função de produção. Sendo este definido como um processo de valores,actividade de combinação, transformação e utilização de factores produtivos que possibilitam a criação de um produto possível de ser transcionado e utilizado com beneficio para os respectivos consumidores.
Geralmente os termos produção e economia estão interligados. Para mais compreensão do trabalho ira se desenvolver com mais detalhes os conteúdos relacionados com o tema acima citado. E por fim vaise apresentar a bibliografia usada para a elaboração deste trabalho.

2.0.Produção
A produção pode ser definida de várias formas, sendo vista normalmente como a actividade de combinação, transformação e utilização de factores produtivos que possibilita a criação de um produto possível de ser transciona do e utilizado com benefício para os respectivos consumidores.
Estes factores produtivos sãotradicionalmente tidos como correspondendo aos seguintes:
* Terra (e outros recursos naturais):
* Capital (vertente técnica e financeira)
* Trabalho (desempenho por individuo)
* Empresa (aspecto associados à organização e gestão das empresas)
No âmbito da maior parte dos estudos e teorias económicas, e muitas vezes por uma questão de simplificação de análise, o conjunto dosfactores de produção é normalmente reduzido a dois de carácter genéricos:
* Capital (que engloba entre outros, o conjunto dos equipamentos e das maquinas utilizadas)
* Trabalho (que respeita à intervenção na produção da vertente humana)
2.1 Factores de produção (inputs) e produção (outputs)
Factores de produção são por definição recursos económicos introduzidos numa célula económica deprodução para serem transformados, ou seja, são os bens ou serviços utilizados pelas empresas no processo produtivo. Assim consideram-se três categorias: Terra (Recursos naturais), Trabalho e Capital.

A Terra - Também designada como recursos naturais, é o que fornece todos os elementos indispensáveis ao exercício da actividade produtiva, é o “espaço” útil para implantação de edifícios, estradas,obras de arte, caminhos-de-ferro.

O Trabalho - Caracteriza-se pelo tempo de trabalho humano despendido na realização de uma tarefa, através da qual os indivíduos transformam bens ou serviços num produto final que pode ser usado na satisfação das nossas necessidades.
 
O Capital - São vários os significados que habitualmente se atribuem ao termo «capital». Mas há uma ideia comum a todos eles, ariqueza. No sentido económico consideram-se apenas os bens que são utilizados na actividade produtiva, isto é, aqueles adquirem novas riquezas. A viatura da família do empresário não pertence ao capital, pelo facto de a viatura não pertencer á empresa e não ser usada no transporte de produtos ou empregados. O capital divide-se em humano (empregados conhecimento técnico e qualificações incorporadasna força de trabalho), financeiro (acções e cotas de outras empresas), técnico (capital fixo – máquinas e edifícios e capital circulante – matérias -primas e produtos).

Produção – São por definição os resultados finais obtidos no processo produtivo com a utilização dos diversos factores produtivos. Portanto, é o processo de criação e acumulação de valor aos bens ou serviços existentes....
tracking img