Producao de paineis de particulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
Antigamente na ausência de uma explicação racional para as doenças de plantas, o homem, em sua ignorância, tendia a atribuí-las a causas místicas. Com a evolução começou a descrever as doenças como o resultado de distúrbios funcionais causados por desordens nutricionais, que predispunham os tecidos da planta a produzirem fungos, estes considerados excrescências que cresciam porgeração espontânea (CFR, 2009).
Segundo a mesma fonte, posteriormente as doenças passaram a ser atribuídas a seres microscópicos, os fitopatologistas dedicam-se a relatar e a estudar a maior parte das doenças tentando provar a sua natureza parasitária. Mais adiante reconhece-se a importância vital do meio ambiente na manifestação da doença. As doenças de plantas passaram a ser vistas, então, comoresultante da interação entre a planta, o meio e o patógeno. Actualmente Com o avanço das áreas da fisiologia, microbiologia, genética, bioquímica e da bioestatística, inicia-se a nova era da biotecnologia.
Estas doenças podem ser causadas por varios agentes, como: Fungos, Bactérias, Vírus, Nematóides, Protozoário (Phytomonas/Palmeiras), Micoplasmas e Espiroplasmas.
É importante estudar as doençasdas plantas, pois estas geram danos na produção vegetal e estas são responsaveis por uma grande parte das perdas em plantações. Sendo assim há uma necessidade haver uma maior compriensão sobre este assunto da nossa parte como estudantes para tentar minimizar esses danos na pratica.

1.1.Objectivos
* Geral
* Avaliar o desenvolvimento de fungos na folha da Dipteryx alata em meios decultura PDA;
* Específicos
* Descrever a espécie usada para observar as doenças causadas por fungos;
* Fazer isolamento de algumas partes da folha em meio de cultura PDA;
* Observar o possivel desenvolvimento de fungos nessas amostras;

2.MATERIAIS E METÓDOS
2.1. Materiais
* 3 placas de Petri contendo meio de cultura para o crescimento de fungos (PDA)
* Lamparina
* Alcool* Bisturi
* Pinça
* Água
* Algodão
* Papel A4
* Parafina
* Lupa
* Folhas da Dipteryx alata

2.2.Metodologia
Primeiro fez se a colheita das folhas no campo experimental da FAEF, em seguida derigiu-se este material ao laboratório onde fez-se a deposição em uma bancada contendo grande parte do material acima citado.
Fez-se a limpeza da bancada com alcool e algodãopara garantir um ambiente de trabalho limpo e sem risco de infectar o material a usar.
Em seguida observou-se a folha da Dipteryx alata em uma lupa para analisar o estado sanitário desta com vista e seleccionar uma parte da folha como amostra, sendo esta atacada ou não e sem conter nenhum insecto.
Posteriormente com auxilio da lamparina fez-se e esterelização do material a usar (bisturi e apinça), e fez-se o corte de partes da folhas dividadas em 9 amostras de 8mm2 aproximadamente, em seguida colocou-se 3 amostras em cada placa de petri com a seguinte disposição:

Fig.1. Disposição das amostras na placa Petri
Algumas das amostras foram tiradas em partes sãs da folha e outas de partes meio atacadas com uma coloração escura. Depois de colocar das amostras nas placas de petri fez-se oisolamento das placas nas laterais com a parafina para garantir que não haja influência de outros factores com ar, temperatura, humidade, dentro da placa com o meio de cultura PDA.
Finalmente colocou-se as amostras em uma parteleira onde conservou-se durante uma semana onde fez-se uma análise diaria para verificar o desenvolvimento dos organismos dentro das placas.

3.RESULTADOS E DISCUSSÃO3.1.Descrição da espécie Dipteryx alata
A Dipteryx alata é uma árvore da família das leguminosas, subfamília papilionoídea. Os nomes populares são baru, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-baru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru.
Características
A árvore, de até 25 metros de altura com tronco podendo atingir 70 cm de...
tracking img