Produçao de texto

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Concepção de leitura:

È a leitura que exige descoberta e recriação, ela não se configura como um processo passivo, pois, o leitor além de partilhar e recriar referências de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica.

• Estratégia de leitura:

O leitor construíra o significado em um processoque pode ser dividido em: Antecipações e Hipóteses elaboradas com base em seus conhecimentos sobre:
• Autor do texto.
• Meio de veiculação do texto
• Gênero Textual.
• Título.
• Distribuição e configuração de informação no texto.

• Leitura e produção de sentido:

Leitura nos remete a produção de sentidos atravésde uma interação entre autor-leitor via texto os quais se expressam diferentemente de acordo com a subjetividade do leitor: seus conhecimentos, suas experiências e seus valores.
Sendo assim, pode-se dizer que o texto constrói-se a cada leitura, não trazendo em si um sentido preestabelecido pelo seu autor, mas uma demarcação para os sentidos, o leitor desempenha um papel ativo, sendoas inferências um processo cognitivo relevante para esse tipo de atividade.Isto ocorre porque elas possibilitam a construção de novos conhecimentos a partir de dados previamente existentes na memória do interlocutor, os quais são ativados e relacionados às informações veiculadas pelo texto.Esse processo favorece a mudança e a transformação do leitor que por sua vez modifica o texto.GÊNERO TEXTUAL E OS ELEMENTOS QUE O CARACTERIZAM.

O gênero textual se caracteriza por exercer uma função social específica, estas funções sociais são pressentidas e vivênciadas pelos usuários.
Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele, como por exemplo: um aviso,e-mail, comunicado e carta, todos com a função social de dar conhecimento de algo a alguém.

GÊNERO TEXTUAL: HISTÓRIA EM QUADRINHO Extraído da Revista BB.Com.você (2008) pág. 39.

TIPO: Texto Narrativo.

CARACTERÍSTICAS: O principal objetivo deste tipo de texto é contar um fato ou passar uma informação.

[pic]GÊNERO TEXTUAL: ENTREVISTA Extraído da Revista Superinteressante, março (2010).
A ciência de um retrato falado.

Por que isso aconteceu?
Quando fazemos um retrato, usamos um arquivo com 10 mil caracteres - ou seja, 10 mil imagens diferentes de nariz, boca, olhos, orelhas São fotos coletadas de voluntários ou presos. Com base na descrição feita portestemunhas, misturamos essas partes para criar o rosto da pessoa procurada. E aí é fundamental levar em consideração as origens étnicas da pessoa e as da sociedade brasileira, pra não criar aberrações, misturar características que não se encaixam anatomicamente. É por isso que pesquiso muito e entro em contato frequentemente com especialistas da USP para me especializar.

Então aciência é essencial para o trabalho?
Sim. Quando procuramos alguém desaparecido há anos, precisamos projetar o rosto dessa pessoa no tempo. Ou seja, envelhecê-la. Se não soubermos nada de anatomia, como poderemos imaginar o desenvolvimento do crânio de uma criança, por exemplo? No Brasil, temos outra peculiaridade: o uso de drogas. Aqui, crianças somem por causa do crack, que retiratodo o líquido da área do corpo onde é usada. Gera problemas na gengiva, resseca a pele no entorno da boca. Tudo isso tem de aparecer no retrato.

E como conseguir uma boa descrição de uma testemunha que viveu um trauma?
É mais fácil do que parece. Quando entra em estado de choque, o corpo de qualquer pessoa cria defesas. O sangue se concentra em determinados locais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de texto
  • Produção de texto
  • PRODUÇAO DE TEXTO
  • Produção de texto
  • Produção de textos
  • producao de texto
  • Produção de texto
  • Produção de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!