Produção e logistica organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

FRANCISCA DE ALMEIDA HOLLEVEGER

título do trabalho
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

MARABÁ-PÁ
2011

FRANCISCA DE ALMEIDA HOLLEVEGER

título do trabalho
PRODUÇÃO E LOGISTICA ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso tecnologia em processo gerenciais daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina introdução a logistica – cadeia de suprimentos – simulação empresarial – administração da produção – seminario IV

Professores. Monica Maria Perine
Luis Claudio Perine
Regina Malassisse
Ulysses Amarildo JanuzziMARABÁ-PÁ

2011

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo da Logística é fazer com que produtos e serviços estejam disponíveis onde são necessários e no momento em que são desejados com o menor custo possível e com o nível de serviço exigido pelo cliente.
Historicamente o desafio de disponibilizar produtos e serviços paraatender demandas sazonais ou padronizadas sempre exigiu uma grande capacidade de planejamento da utilização dos recursos logísticos para movimentação de bens. Esses recursos se baseavam principalmente em transporte e armazenagem. Atualmente a troca de informações entre os participantes do processo e a utilização de modernas tecnologias é a base do sucesso do sistema logístico tanto para o suprimentode materiais à produção como para o abastecimento do ponto de venda na interface com o mercado.
Para ajudar a entender melhor o assunto usaremos como referencia inicial a definição clássica da Logística dada pelo “Council of Logistics management” que diz: Logística é o planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços einformações desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o objetivo de atender as necessidades do cliente.
Observa-se claramente nesta definição que a responsabilidade da logística posiciona-se tanto com relação a materiais em movimento (fluxo) quanto a materiais parados (armazenagem) e também a gestão das informações geradas neste processo. Outro aspecto relevante para o entendimento dalogística é o conhecimento do nível de abrangência de sua área de influencia e de seu escopo funcional e operacional que vai do suprimento de materiais à produção até a colocação do produto acabado no ponto de venda na distribuição, atuando assim como apoio indispensável e estratégico a toda as ações de marketing das empresas.
 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA.
Antes da década de 50 as empresasexecutavam suas atividades logísticas de maneira puramente funcional. Não existia nenhum conceito ou teoria formal de logística integrada.
Com o aumento da competição pelo mesmo mercado, a concorrência faz com que pessoas e empresas mantenham um esforço crescente para se tornarem competitivas. É preciso desenvolver novos produtos, ser inovador nas relações comerciais e eficiente naprodução e distribuição de bens de consumo. Este é o novo desafio a ser vencido. Garantir valor para o cliente e rentabilidade em longo prazo para a empresa, ou em outras palavras, garantir sustentabilidade nos negócios. Assim se faz necessário desenvolver uma nova visão da logística onde a palavra de ordem passa a ser integração e colaboração entre os participantes do processo e que efetivamentedeixam de ser coadjuvantes e precisam compartilhar suas funções e processos em um grande sistema que leva o nome de Cadeia de abastecimento integrada ou Supply Chain management.
Paralelamente ao avanço da logística como ferramenta estratégica para incrementar competitividade e agregar valor ao produto estamos acompanhando o enorme avanço na tecnologia da informação e comunicação que...
tracking img