Produção e logistica organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 APRECIAÇÕES........................................................................................................5
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................7REFERÊNCIAS............................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Este artigo fundamenta-se numa pesquisa qualitativa que teve por objetivo estudar o caso da ABC Telefonia, onde será analisado a cadeia de distribuição no fluxo reverso, a implantação do TQM para a melhoria do fluxo reverso. Será descrito também o sistema ECR – Efficient Consumer Response (Resposta Eficiente do Consumidor),na otimização dasestratégias de implantação do fluxo reverso, bem como, sobre as atividades vivenciais, como jogos de empresas ou simulações, no intuito de promover a integração dos colaboradores, tornando mais eficaz a tomada de decisão, atendendo que atua na área de fabricação de bolsas de couro femininas atendendo alguns pontos fundamentais relacionados ás disciplinas do semestre.

DESENVOLVIMENTONo artigo da empresa ABC Telefonia, uma empresa do segmento de telecomunicações com vendas diretas no varejo. Tendo como diretor de logística, o Sr. Roberto, responsável pela distribuição dos aparelhos e acessórios nos pontos de venda, está trabalhando num projeto que o principal objetivo é reduzir o impacto dos produtos eletroeletrônicos no meio ambiente.
É de seuconhecimento, como a concorrência esta grande nos dias de hoje é preciso ter um diferencial, onde não basta só vender tecnologia, é preciso ter produtos atualizados com preços e serviços especiais e um pós-vendas eficiente.
E como o pós-vendas está ligado direto ao departamento de logística, porém como logística reversa, ou seja, o retorno dos aparelhos com defeito para a assistência técnica,a equipe do Sr. Roberto vai até a casa do cliente, retira o aparelho, toma as providências necessárias e devolve o aparelho funcionando ao cliente, na maneira mais rápida e eficiente possível para garantir a satisfação do cliente.
Como teve um crescimento na área de logística reversa dentro da ABC Telefonia, foi criado um projeto chamado “ABC Telefonia Verde” que expressa apreocupação da companhia com o meio ambiente e a sustentabilidade, onde a idéia, era tirar do mercado os aparelhos obsoletos.
Com o avanço da tecnologia, os aparelhos acabam ficando fora de uso numa velocidade muito grande, gerando assim lixo eletrônico, e um grande desperdício de matéria-prima, e o mais grave ainda é que esses equipamentos contém substâncias tóxicas que causam danosirreversíveis ao meio ambiente.
Pensando nisso, o Sr. Roberto precisa encontrar um jeito de envolver o consumidor nesta logística reversa, pois seu projeto só será sustentado se atingir grandes volumes, pois, o custo da logística reversa é alto e sua mão-de-obra é vista como despesa.

APRECIAÇÕES

A logística reversa apresenta seu objetivo em sua definição, ou seja, o retornodos materiais ao decorrer da cadeia de abastecimento. Existem várias definições para a logística, uma delas diz: logística é parte da cadeia de suprimento que é planejar, implementar e controlar o fluxo direto e reverso e a armazenagem de bens, mercadorias, serviços e informações relativas ao ponto de origem até o ponto de consumo de forma que atenda os requisitos dos clientes. De acordo comCouncil, apud-Pires,2004, Suply Chain, “Abrange todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um produto final, desde o (primeiro) fornecedor do fornecedor até o último cliente do cliente.”
Sendo assim a logística reversa é uma atividade ampla envolve todas as operações que estão relacionadas com a reutilização dos produtos e materiais com a reutilização dos produtos e...
tracking img