Produção e logística organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
cURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM processos gerenciais

trabalho de sistemas de suprimento e produção em ambientes empurrado e puxado

trabalho de sistemas de suprimento e produção em ambientes empurrado e puxado

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerencias da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Introdução a Logística.

Orientador: Prof. (a):Mônica Maria Silva

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO
* Ambiente Empurrado, Sistema MRP
* Ambiente Puxado, Sistema JIT
3 CONCLUSÃO

4 REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos,serviços e informação, que objetiva acrescentar valor para o cliente, ou seja agilizar o processo de chegada do produto ao consumidor final minimizando o custo.
Os processos de produção com inúmeras etapas podem ser classificadas em dois tipos: sistemas de empurrar e sistemas de puxar. A maioria dos tradicionais sistemas de produção utiliza os sistemas de empurrar, noentanto, o sistema Kanban utiliza o sistema de puxar a produção e o fluxo de materiais. A diferença básica é que o sistema Kanban só reivindica e retira as unidades em processo da etapa anterior caso sua etapa seguinte também esteja consumindo itens. Na produção empurrada, as peças estocadas em cada estágio são previstas,
Considerando o tempo e o fluxo total para a finalização do processo noestágio final.

DESENVOLVIMENTO
* ambiente EMPURRADO, sistema MRP
O modelo de produção empurrada não entende o fluxo contínuo de produção como algo importante para o processo. Neste sistema onde o fluxo dos materiais não é relevante, a produção acontece de forma isolada em cada setor. Os operadores recebem uma ordem do que deve ser produzido durante o dia e realizam a produção e“empurram” as peças para a próxima etapa ou setor, Quem controla o que, quanto e quando deve ser produzido é o planejamento de produção, com base no MRP (Material Requeriments Planning). De acordo com os métodos tradicionais ou mais antigos, num controle de estoque empurrado, os pedidos serão disparados considerando que há estoque de segurança no momento que o pedido chega, o nível de estoque de segurança emedido de acordo com o tempo de reposição e a demanda.
* AMBIENTE PUXADO, SISTEMA JIT
O JIT visa atender a demanda instantaneamente com qualidade perfeita e sem desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, de acordo com o pedido, utilizando o mínimo de instalações,equipamentos, materiais e recursos humanos possíveis. O JIT é dependente do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário. Uma palavra chave do JIT é a simplificação ( o menos complicado possível). Os estoques isolam estágios visinhos, possibilitando independência entre estágios, o estoque no modelo JIT é apenas o suficiente para a produção. Esse isolamento é conseguido àcusta de estoque (capital parado) e com altos tempos de atravessamento. No caso do JIT, o problema de um estágio passa a ser compartilhado por todos os estágios, a eficiência da fábrica pode ser melhorada. No JIT o principal aspecto sacrificado é a utilização da capacidade, você produs de acordo com sua necessidade ou demanda.
As metas consistem em produzir bem e prestar serviços conforme sejamnecessários e melhoraras vantagens do valor agregado das operações. O sistema mais difundido que aplica esses métodos de sistema de produção enxuta é o sistema just in time. Este sistema compreende uma filosofia de redução de ineficiências e tempo improdutivo nos processos, além de adotar técnicas para eliminar perdas diminuindo o estoque desnecessário que podem gerar custo, a fim de...
tracking img