Produção textual

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
INTRODUÇÃO

As necessidades sociais deste século, aliadas às novas teorias, pressupõe um ensino centrado em práticas sociais efetivas, cuja organização tenha por base o eixo uso-reflexão-uso,proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Tal documento também ofereceu subsídios teóricos importantes para o enriquecimento do ensino.
O trabalho docente é parte integrante do processo educativomais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação ou seja, a prática educativa – é um fenômeno social e universal, sendo uma atividade humananecessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos eexperiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.
Através da ação educativa o meiosocial exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilar e recriarem essas influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes deestabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
A educação escolar contitui-se num sistema de instrução e ensino com propósitos intencionais, práticas sistematizadas e alto grau deorganização, ligado intimamente às demais práticas sociais.
O ensino corresponde às ações indispensáveis para a realização da instrução; é a atividade conjunta do professor e dos alunos na qualtranscorre o processo de transmissão e assimilação ativa de conhecimentos, habilidades e hábitos, tendo em vista a instrução e a educação. A escola socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidadescognitivas e operativas para a atuação no trabalho e nas lutas sociais pela conquista dos direitos de cidadania.
Podemos verificar, assim, que a proposta de um ensino de qualidade, voltado para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual
  • Produção textual
  • produçao textual
  • Produção textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!