Produção textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
TEXTO: POR QUE BRINCAR NA PRÉ-ESCOLA?
Alcina Maria R. Fresta
O texto traz uma reflexão de se compreender a importância que o ato de brincar tem na vida da criança, como comportamentoespontâneo.
No brincar espontâneo na "fantasia", a criança exterioriza sua realidade interior, libera sentimentos e expressa opiniões. Por meio da brincadeira, a criança aprende a seguir regras,experimenta formas de comportamento e se socializa, descobrindo o mundo ao seu redor. Por isso, a brincadeira tem um papel decisivo nas relações entre a criança e o adulto, entre as próprias crianças eentre a criança e o meio ambiente.
Para Wajskop (2001, p. 28), “quando brincam , ao mesmo tempo que desenvolvem sua imaginação, as crianças podem construir relações reais entre elas e elaborar regras deorganização e convivência” .
Brincando, a criança pode vivenciar uma mesma situação diversas vezes. Isso, além de permitir que ela repita brincadeiras que lhe dão prazer, possibilita que elasolucione problemas e aprenda processos e comportamentos adequados.
É importante que a criança tenha um tempo livre, sem atividades agendadas, no qual possa escolher o que quer fazer, inventar coisas,jogar, conviver com amiguinhos crie suas próprias regras, desenvolva liderança, sem um objetivo estabelecido pelo adulto. Para Vigotsky apud Wajskop (2001, p. 35) “a brincadeira possui trêscaracterísticas: a imaginação, a imitação e a regra”. Estas características aparecendo de forma evidente em um ou outro tipo de brincadeira são de real importância na perspectiva do trabalho pré escolar, tendo emvista a criança como sujeito histórico e social.
Educadores têm buscado por meio das brincadeiras meios de torná-las responsáveis, equilibradas, atenciosas, trabalhadeiras e esquecem-se de que obrincar pode, justamente, ser uma ferramenta para que a criança desenvolva essas qualidades.
Brincar é também um ato de aprendizagem, “quando se transforma em fator educativo se, no processo...
tracking img