Produção textual sobre bullying

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE BULLYING

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de sedefender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O Bullying se divide em duas categorias:
a. bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos. As atitudes mais usadas pelos bullies são os insultos, xingamentos, apelidos ofensivos por um período prolongado, comentários racistas, agressões físicas – empurrões, tapas, chutes – roubo, extorsãode dinheiro, estragar objetos dos colegas e obrigar a realização de atividades servis.

b. bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como características atitudes que levam a vítima ao isolamento social, podendo acarretar maiores prejuízos, visto que pode gerar traumas irreversíveis ao agredido. O bullying indireto compreende atitudes de difamações,realização de fofocas e boatos cruéis, intrigas, rumores degradantes sobre a vítima e seus familiares e atitudes de indiferença.
Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer Contexto no qual as pessoas interajam,tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Entre crianças e adolescentes, levando em conta a faixa etária em que se encontra, a prática do bullying é causada pela necessidade que o sujeito tem de se impor sobre o outro, tanto para demonstração de poder, quanto para satisfação pessoal.
Percebe-se que há uma necessidade de seauto-afirmarem a todo instante, perante si mesmos e em relação aos outros e para que isso ocorra, normalmente, o agressor se impõe sobre a vítima, considerada a parte mais frágil da relação e por ter a certeza de que ela não irá apresentar meios de defesa para reverter a situação.
Presenciei por várias vezes o bullying entre colegas de escola,na época em que eu estudava, há 40 anos,quando essetema nem sequer existia entre nós, como também atualmente durante os estágios que realizei nas escolas. Dificilmente as escolas admitem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo, muitas vezes, menosprezando os relatos e reclamações de seus alunos, considerados muitas vezes pelos pais e professores como brincadeiras de criança, briguinhas queenvolvem xingamentos e ofensas, mas que passarão em algum momento.
Está longe de ser um comportamento normal e aceito em um ambiente escolar. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente,e,os próprios funcionários das escolas,que não dão o devido valor aos fatos relatados por seus alunos, acabam agravando mais ainda asconseqüências de tais comportamentos.
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas Por várias vezes , presenciei em minha época, como também atualmente, os alunos apelidarem os seus colegas que possuem algum tipo de característica que os diferencia dos demais,inferiorizando-os,humilhando-os.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos,convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com...
tracking img