Produção textual interdisciplinar em grupo

Páginas: 8 (1891 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
[pic]

INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como objetivo investigar em que medida os professores da Educação de Jovens e Adultos desenvolvem práticas pedagógicas voltadas para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Assim teremos breves considerações atinentes à inclusão dos alunos com NEE na educação de jovens e adultos de forma a justificar o trabalho ametodologia e os resultados que possam advir na sua realização.
Em toda abordagem sobre Educação devemos levar em conta que a alfabetização e a formação de pessoas são um campo vasto, revestido de múltiplas e distintas formas, níveis e modalidades. A Educação é essencial para vida social, pois participa da construção de saberes, de competências e de relações sociais.
A Educaçãoé um campo que desafia seus profissionais ao estudo e às pesquisas permanentes ao longo da história. O acesso à escola representa a possibilidade de inserção e crescimento sociais. Por isso, a Educação surge como lugar de destaque nas sociedades modernas. Quando uma pessoa é impedida de ter acesso à escola ou tem a sua escolarização interrompida, acontece a exclusão.
Estar excluídoda escola é estar excluída da sociedade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que inclui, pois representa uma nova oportunidade de escolarização àquelas pessoas que não tiveram acesso à escola ou não conseguiram dar prosseguimento aos estudos no tempo regular.
Não podemos falar do EJA sem falar de Paulo Freire, pois ele mudou a concepção da educação parajovens e adultos e continua influenciando pedagogos até hoje. Suas ideias são fortemente influenciadas pela preocupação com os mais pobres, que o levou a criar seu método de alfabetização considerado revolucionário.
A proposta de Paulo Freire para alfabetização dos adultos tem uma nova compreensão da questão educacional brasileira. Ele interpreta o analfabetismo como produto deestruturas sociais desiguais e, por isso, é um efeito e não a causa da pobreza.
Considerando a importância da inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE) na escola, a educação inclusiva é hoje, um conceito que engloba diversas propostas educativas, entre as quais, a educação especial para alunos jovens e adultos.
Levando em conta o papel desempenhadopela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pela Educação Inclusiva, temos que contribuir positivamente ao processo de formação dos alunos com necessidades especiais no que se refere ao amadurecimento das habilidades, com competência e atitudes comunicativas como para que possamos fazer uma relação com as duas temáticas, visto que em meio à vasta literatura acerca dos temas, podemos perceber que em suamaioria são discutidas separadamente.
Se para os jovens e adultos “ditos normais”, já lhe são negados o direito à educação de qualidade, imaginemos aos jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, que longa distância a percorrer para encontrar soluções e garantir esse direito. O ensino do EJA ao aluno com necessidades especiais aparentemente não se insere no modelo deeducação inclusiva.
Temos ciência que por princípio, a EJA já é diferenciada devido à diversidade de seu alunado e da amplitude de conhecimento que o mesmo possui ao ingressar na escola assim compreender ser, muitas vezes é humilhante para um adulto de ter que estudar como se fosse criança renunciando a tudo que ávida ensinou-lhe. É preciso sabermos como o trabalho é feito de formaprecária por falta de estrutura por ter um número reduzido de professores especializados, capacitados ou mesmo sensibilizados para o trabalho em uma educação inclusiva.
Faz-se necessário que percebamos a educação como algo singular, individual, pois cada aluno se apropria do conhecimento de forma diferente, de acordo com suas aptidões e experiências de maneira de perceber o mundo das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção textual interdisciplinar em grupo
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
  • PRODUÇÃO DE TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – GRUPO
  • Produção Textual Interdisciplinar em Grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!