Produção textual filosofia

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
1. introdução

A humanidade tem assistido a muitas mudanças em quase todos os sentidos da vida humana. O desenvolvimento tecnológico está atingindo termos jamais antes imaginados ou mesmo concebido pelo ser humano. As mudanças decorrentes da evolução e dos acontecimentos históricos são muito significativas e representam um exemplo do que pode acontecer com os esforços de criação damente humana.
Em face das conquistas tecnológicas atuais, a ética está mais do que nunca presente nos debates a respeito do comportamento humano e o seu estudo é sempre necessário em decorrência da necessidade das pessoas orientarem seu comportamento de acordo com a nova realidade na vida social.
Assim, a Ética é o conjunto de normas morais pelo qual o indivíduo deveorientar seu comportamento na profissão que exerce e é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitas vezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e as vezes não nosdeixa tempo para refletir sobre nossas atitudes.
Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. COMENTE A AFIRMAÇÃO“NÃO HÁ ATIVIDADE MORAL AUTONOMA; A MORAL É UMA RELAÇÃO ENTRE AS ATIVIDADES HUMANAS”.

A Moral Autônoma é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre.
A moral é assunto pessoal, individual, que deve partir de cada pessoa. Porém, em setratando de realidade pessoal, o decisivo é a liberdade. Quer dizer, a pessoal é responsável, faz e escolhe a sua vida, realiza-a na medida em que as circunstâncias o permitem, mas o projeto é próprio. Cada um projeta sua vida, procura realizá-la de acordo com as circunstâncias sociais e de algo  que não se costuma reparar muito: o acaso. Há acidentes, isto é, há coisas que sobrevêm e que não têmnada a ver, diretamente, com o projeto individual, mas, que o perturbam. O acaso não significa uma supressão da coerência do projeto, porque cada pessoa  absorve-o, transforma-o, digere-o, convertendo-o num ingrediente externo, porém assimilado para sua vida. Contudo, o homem vive em uma sociedade, tem uma vida individual articulada com a coletiva e, assim, a vida moral está naturalmentecondicionada à situação sociocultural em que vive. A liberdade é sempre fundamental e decisiva: faz que o homem seja responsável  por aquilo que escolhe dentro de suas possibilidades. Mas, a sociedade exerce uma grande pressão difusa em alguns sentidos: nas vigências, usos sociais, configurando sua vida, tirando-lhe a espontaneidade,  parte de sua autonomia.  Regula sua vida e lhe propicia facilidades aooferecer, já prontas, muitas soluções para os problemas pessoais, automatizando a vida,  tornando-a mais fácil, mas  condicionada aos modos de vida existentes, especialmente em nossa época, em que os processos sociais têm se alterado muito em conseqüência do poderoso avanço da comunicação. O homem vem  recebendo diversas interpretações do real que, muitas vezes, tem um caráter moral: as formas devida, as relações humanas, família, moral, política,  interpretações que lhe são apresentadas em forma de atitudes, muito freqüentemente  tidas como normais, por serem freqüentes. Essa identificação é muito perigosa porque  tende a considerar o que é freqüente como normal,  este como lícito e o que é lícito como legalmente  moral. São identificações inaceitáveis:  há coisas freqüentes que não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção textual filosofia unopar
  • Producao textual filosofia
  • PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR TEXTUAL
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • produção textual
  • Producao textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!