Produção testual de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução....................................................................................................................3

2. Desenvolvimento.........................................................................................................4

3.Conclusão....................................................................................................................7

Referencias......................................................................................................................8


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade expor o tema relacionado a filosofia, abordando um ponto de vista moral e ético do homem em meio a sociedade em que vive. O homem nos dias de hoje é conhecido como um ser moral, onde sua ação é fundadaem um conjunto de valores que representam suas expectativas e aspirações, fazendo assim que o homem consiga ter uma ação moralmente correta.Já o ponto de vista ético é entendido como a preocupação com os fundamentos das normas morais e os valores, sendo elas boas ou más.
No texto será exposto a moral em um ponto de vista autônomo, onde a moral é conhecida como uma relação entre as atividadeshumanas, na visão de Kant ser livre é ser autônomo, pois o homem dá a si mesmo suas próprias regras a serem seguidas, entendendo que essa liberdade só é admitida com o auxilio do conhecimento, também será exposto a definição da moral e como ela atua na formação do indivíduo, e por ultimo será relatado a importância de se conhecer os fundamentos éticos, dentro de uma visão administrativa em umaempresa.

DESENVOLVIMENTO

1) Leia o texto e comente a afirmação: “Não há atividade moral autônoma; a moral é uma relação entre as atividades humanas”.


R: Podemos dizer que a natureza humana é conhecida como um ser sensível e racional, o homem por si só julga e age moralmente e não esta restrita a um mecanicismo da natureza, e também existe uma sensibilidade euma trancedência além deste recionalismo.
Segundo Kant ser livre é ser autônomo, pois o homem da a si mesmo as regras a serem seguidas racionalmente. Kant relata que a moral é composta pela conciência do homem sobre as leis morais, mais isso só pode ser admitido com a existência da liberdade, esta liberdade só é admitida com o auxilio do conhecimento, Kant explica que essaconsciência, depende da intuição intelectual, para que se possa ver a liberdade como positiva e essa liberdade é conhecida como um aspecto positivo de autonomia, liberdade essa que o homem deve aproveitar. Essa vontade não deve ser bloqueada por nenhum tipo de heteronomia, pois o livre arbítrio deve ser utilizado de forma pura para que não dependa de nada com relação à lei, assim a pessoa dotada deliberdade, pode fazer uso desta, porém o fará com maior clareza se seu conhecimento e consciência de sua liberdade existir.
Assim podemos dizer que o texto apresentado nos diz que a Moral, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social, e esses atos morais, quando realizados porlivre participação da pessoa, são aceitos, voluntariamente.
Vasquez menciona que ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam livres e conscientemente, por uma convicçãoíntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.

2) O que é moral e como ela atua na formação do indivíduo?

R: O homem como um ser social, tem sua formação desenvolvida por um conjunto de valores que o auxiliaram em seu crescimento e sua aceitação na sociedade, entre esses valores esta o valor moral.
Podemos dizer que a Moral é o sistema de...
tracking img