Produção publicitária em audio e radio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA PARA ÁUDIO

Rádio-

O rádio é a mídia que trabalha o imaginário, possibilita a comunicação individual e a fixação mental. É o meio que possibilita a construção de imagens em seqüência instantânea, ou seja, a mensagem é aprendida pelo receptor na mesma velocidade da emissão do emissor. O Rádio utiliza-se dos seguintes elementos psicológico:

1- Prende a atenção

2-Possibilita estímulos

3- É de fácil percepção

4- Facilita a Memorização

5- Cria emoção

6- Possibilita a associação de Idéias

7- Estimula a motivação

Características Fundamnetais do Rádio

O Rádio está em todos os lugares, é ouvido no mínimo três horas diariamente, é extremamente popular entre os adolescentes, jovens e adultos. Possibilita uma seleção sócio econômica enormepor ser super segmentado. Os horários da programação possibilitam uma enorme audiência devido a possibilidade de diversificação de programas e programetes para os mais variados públicos.

As duas principais formas de transmissão são o AM para um público mais maduro e que procura notícias, debats, serviços e religião e a FM, com qualidade de som de CD, mas extremanete regionalizada e quepossibilita a um público mais jovem a música, diversão, e o entretenimento.

O rádio possui uma linguagem popular, extremaente simples e direta. É intimista e o seu tom deve ser o mais coloquial possível, é dirigido para uma única pessoa, como se estivesse conversando com alguem, porém o conteúdo desta mensagem deve dizer pouco (ser direto), mas com o máximo de força, em outras palavras ser curto egrosso. O Rádio possui um rimo próprio, não há espaços em branco, oque torna o mesmo um dos mais perfeitos meios de propaganda de varejo, promocional e institucional de marcas nacionais e internacionais. Porém é necessário que o foco destas mensagens foquem apenas um único argumento de venda a cada comercial.

Pré-Requisitos para produzir uma peça para rádio são:

Para conseguir produzir umapeça publicitária é fácil. Basta responder às seguintes perguntas:
• quem(
• que(
• quando(
• onde(
• como(
• por quê(
• para quê(
Para se obter com êxito as respostas para tal tarefa é necessário:

1-Conhecer:

a- O produto a fundo ou seja o que é, para que serve, onde tem, quanto custa, osseus diferências, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, etc.

b- O real consumidor, ou seja, quem é, onde mora, porque compra, quando compra, onde compra, para quem compra, etc.

c- As condições e contextos da compreenção da mensagem pelo receptor.

2- Formatar:

2. Formar uma estrutura atraente, única e que envolva o ouvinte, chamando a sua atenção de forma difernciada eque possibilitará uma rápida identificação do produto, serviço ou idéia pelo receptor.

3- Codificar:

a- É obtida com a repetição da mensagem adequadas a um número mínimo apelos de três vêzes, associados a sons ou sensações corretas iobtidos através da palavra sincronizada com a música e a efeitos sonoros (ambientação).

4- Normas Básicas para a produção de um texto para peças deáudio:

Deve-se elaborar um texto com idéias claras, afirmá-las na introdução, desenvolvê-las e em seguida concluir com resumo dos pontos-chaves.

Apelos sinceros e honestos deve inspirar confiança. Tenha um limite no número de idéias. A mensagem deve ser clara e concisa.

As frases devem ser curtas e possuir paragrafos iguais. Deve-se basear em uma idéia única (FOCO), queacomode todos os ingredientes necessários para cativar o target, e que diga sucintamente as qualidades e características do produto, idéia ou serviço.

Coletar o máximo de informações a respeito de um serviço, produto, idéia, etc., possibilita criar uma peça baseada em fatos relevantes ao público alvo.

A comunicação desta peça deve usar um tom amistoso, um papo entre...
tracking img