Produção limpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Riscos Ambientais

Segundo uma pesquisa do IBGE e IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável) 2010: país evolui em indicadores de sustentabilidade, mas ainda há desigualdades socioeconômicas e impactos ao meio ambiente
“O país mantém o ritmo de crescimento econômico e evolui nos principais indicadores sociais, mas persistem desigualdades sociais e regionais. Apesar de melhoriasimportantes em alguns indicadores ambientais, ainda há um longo caminho a percorrer para a superação da degradação de ecossistemas, da perda de biodiversidade e da melhora significativa da qualidade ambiental nos centros urbanos. Em linhas gerais, é esse o diagnóstico dado ao Brasil pelos 55 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS 2010), produzidos ou reunidos pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE). A publicação tem o objetivo de, ao entrelaçar as dimensões ambiental, social, econômica e institucional, mostrar em que ponto o Brasil está e para onde sua trajetória aponta no caminho rumo ao desenvolvimento sustentável. A quarta edição do IDS revela, assim, ganhos importantes, mas indica que ainda há uma longa estrada pela frente para o Brasil atingir o ideal previstoem 1987 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland): um desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades.”
Dimensão ambiental do IDS mostra avanços importantes em algumas áreas, estabilidade em outras, mas ainda existem grandes desafios a serem superados nocaminho da sustentabilidade ambiental. Tendo em vista a dimensão ambiental a produção limpa também caminha para sustentabilidade ambiental diminuindo seus riscos e gerando impacto e criando melhorias em suas tecnologias.
Desenvolvimento de uma Produção Limpa
 Abastecimento de Água
Denomina-se sistema de abastecimento público de água, a solução coletiva mais econômica e definitiva para oabastecimento de água de uma comunidade. Esta é a solução encontrada quando uma comunidade cresce e a densidade demográfica da área aumenta. O abastecimento de água visa, fundamentalmente a:
- Controlar e prevenir doenças;
- Implantar hábitos higiênicos na população como, por exemplo, a lavagem das mãos, o banho e a limpeza dos utensílios;
- Facilitar a limpeza pública;
- Facilitar as práticasesportivas;
- Propiciar conforto e bem estar.
Sob o ponto de vista sanitário, a solução coletiva é a mais interessante, porque é muito mais fácil proteger um manancial e supervisioná-lo, do que fazer supervisão de grande número de mananciais e de sistemas. Por exemplo: um poço coletivo comparado a vários poços individuais. Os sistemas individuais são soluções precárias para os centros urbanos,(fossa com filtro, por exemplo) embora indicados para áreas rurais onde a população é dispersa.
PARTES CONSTITUTIVAS DO SISTEMA
a) Manancial
O manancial é a fonte de onde se tira a água. Sua escolha tem que ser levada em conta a qualidade e a quantidade de água que ele dispõe, como também o aspecto econômico do mesmo.
b) Captação
É o conjunto de equipamentos e instalações para retirar aágua do manancial e lançá-la no sistema de abastecimento.
c) Adução
Adutora é uma tubulação normalmente sem derivações, que liga a captação ao tratamento ou o tratamento à rede de distribuição. Segundo o seu funcionamento, pode ser:
- Por gravidade Þ Quando aproveita o desnível entre o ponto inicial e final da adutora.
- Por recalque Þ Quando é realizada utilizando um meio elevatórioqualquer.
d) Tratamento
O tratamento da água pode existir ou não, de acordo com a qualidade d’água obtida no manancial.
e) Reservatório
A reservarão é empregada para o acúmulo da água, com propósitos de:
- Atender a variação do consumo;
- Manter uma pressão mínima ou constante na rede;
- Atender demandas de emergências, em casos de incêndios, ruptura de rede, etc.
O consumo...
tracking img