Produção do ferro gusa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2461 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
pROCESSO DE Produção dO Ferro GUSA


-------------------------------------------------

RESUMO

Este trabalho sobre o processo de produção do ferro gusa teve como principal objetivo explicar como se dá esse processo. O trabalho foi baseado em artigos acadêmicos e sites que tratam sobre o ferro gusa, e também, em uma visita técnica feita à Empresa City Gusa  LTDA, com o objetivo de ver  econhecer tal processo. Ao longo do trabalho, foi relatado o processo produtivo do gusa desde o seu início, quando a matéria prima é armazenada próxima ao alto-forno para diminuir o custo do transporte interno, até a obtenção do produto final. Foi mencionado também, a importância do ferro gusa para a economia, o qual tem um valor de importação muito alto. Os resultados obtidos revelam que oprincipal objetivo do trabalho foi atingido, pois foi explicado de maneira clara o processo de produção do ferro gusa.

1. Introdução:
          

           O ferro gusa é uma substância dura e quebradiça [1], cuja produção é considerada a segunda etapa do processo siderúrgico de produção do aço [2]. Nessa etapa, o gusa, no alto forno, é produzido no estado liquido a uma temperatura deaproximadamente 1.500ºC. Depois, ele se encaminha à aciaria, onde passa por purificações e tratamentos para obter certas características e então, se tornar aço [3].
No Brasil, a produção de ferro gusa é bastante alta. Durante o ano de 2010, o volume total de sua produção foi de 31,531 Mt (+25,4% ano a ano), segundo o instituto Aço Brasil (IABr) [4]. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz o gusa,detendo 70% da produção nacional [5].
           Atualmente, o ferro gusa está sendo muito utilizado, devido ao fato de o mercado de mineração ter uma grande tendência a se manter aquecido, pois está diretamente relacionado a segmentos do mercado que apresentam grandes projeções de crescimento para os próximos anos, como a construção civil, o setor automotivo e outros que dependem do aço noprocesso de produção. Todavia, a demanda de extração do minério de ferro apresenta grandes interferências ambientais, devido à elevada alteração no espaço físico no qual as minas são implantadas, pela necessidade de se extrair grande parte da estrutura geológica ou de se construir uma barragem de rejeito para descartar materiais que não serão utilizados. Por esses fatores, já fica visível a necessidadede se planejar a recuperação do espaço após o processo de extração, para que não se tenha grandes prejuízos na biodiversidade e na topografia do local.
           A importância comercial do  gusa é muito grande. O valor de importação deste produto é estimado em torno de R$ 780,00 a tonelada, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico do país, já que o valor da produção éaltíssimo. O índice de exportação do ferro gusa, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior teve alta de 90% nos onze primeiros meses de 2011 [6].
           O ferro gusa, portanto, é muito importante, já que está diretamente ligado à indústria civil, à automobilística, dentre outras que possuem grandes volumes de produção, interferindo significativamente no setorsocioeconômico.
           Este trabalho teve o objetivo de mostrar como é feito o ferro gusa, matéria prima principal do aço, destacando os processos pelo qual ela passa e expondo o aproveitamento da matéria prima para a obtenção do produto final, perpasssando os processos de fundição da matéria prima com a adição de fundentes, até o armazenamento.

2. Revisão Bibliográfica:

Em virtude de suaqualidade e da importância de uma produção com menor impacto ambiental, a produção de ferro gusa no Brasil vem crescendo bastante [7].  O gusa é a principal substância para a obtenção do aço, que é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de um país [8]
A composição do ferro gusa é de 90 a 95% de ferro, 3,0 a 4,5% de carbono e alguns elementos de liga. (UFOP). Minas Gerais é...
tracking img