Produção do cimento:atuação do engenheiro e processos de fabricação

Páginas: 16 (3934 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Produção do cimento:
Atuação do engenheiro e processos de fabricação.

SILVA, Amanda Fernanda das Merces[1]
RIBEIRO, Carlos Eduardo Silva
CAMINHA, Deborah de Oliveira
CORREA, Luana Batista Magalhães
MIRANDA, Willian Douglas

Resumo

Este trabalho tem como intuito definir o que é o cimento, demonstrando toda a sua cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria prima até a concepção doproduto acabado. Identificar todos os danos ambientais e sociais causados por esta produção e demonstrar quais as medidas tomadas pelas empresas para amenizar estes impactos, visto que os danos causados pela indústria cimenteira são irreversíveis em curto prazo. Para amenizar estes danos as empresas desenvolvem projetos sociais com o apoio da população situada nas proximidades das indústrias, quesão os mais prejudicados pelos danos. Temos como objetivo identificar e definir a atuação dos engenheiros químicos e engenheiros de produção ao longo de todo o processo produtivo e até mesmo o papel dos mesmos na minimização dos impactos ambientais provenientes da produção.

Palavra Chave: cimento; produção; engenharia; impactos ambientais; química.

Introdução

A utilização dos cimentos é bemantiga e, ao longo do tempo, este produto foi aperfeiçoado. Os antigos egípcios usavam gesso impuro e calcinado, os gregos e romanos usavam calcário calcinado, e posteriormente aprenderam a misturar cal, água, areia e pedra britada, tijolos ou telhas. Este foi o primeiro concreto da história. Outras culturas, por necessidades especiais, aprenderam a utilizar outras matérias para melhorar aqualidade e a eficiência do concreto, como por exemplo, cinzas vulcânicas e telhas de argila queimadas combinadas com o calcário. Com este cimento, foram construídos diversos monumentos que duraram durante milênios. A tecnologia na composição do cimento continuou avançando durante anos, até que em 1845, por Isaac Johnson, o clínquer (principal componente do cimento atual) foi formado. O cimento entãopassou a ser obtido pela mistura apropriada de materiais calcários e argilosos, ou outros materiais contendo sílica, alumina ou óxidos de ferro, aquecendo tudo a uma temperatura necessária para a clinquerização e moendo-se o clínquer resultante. Como definição, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmoque seja novamente submetido à ação da água, o cimento não se decompõe mais. Este, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e argamassas usadas na construção civil (CAPURUCO, anos diversos). Hoje, a fabricação de cimentos está espalhada por todo o mundo, sendo o Brasil responsável por uma produçãode 51.479 mil toneladas apenas no ano de 2009, garantindo seu lugar entre os dez maiores produtores de cimento do mundo (SNIC, 2010)[2]. A larga escala de produção gera altos níveis de impactos sócio-ambientais. Por isso torna-se indispensável a atuação de engenheiros químicos e de produção para garantirem além da qualidade do produto e otimização da produção, uma redução dos impactos nocivos eaperfeiçoamento de programas sociais.

Características do Cimento

O cimento está presente em todo tipo de construção civil, e é considerado uma commodity de baixa substitutibilidade. É um produto homogêneo, com variedade limitada de tipos e com especificações e processo de fabricação semelhante em todo o mundo (SNIC, 2010)[3].

Composição

O cimento é composto de clínquer e de adiçõesfinamente moídas. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento. Já as adições variam de um tipo para outro, e são elas que definem as propriedades dos diferentes cimentos existentes.

1. Clínquer: tem como matérias-primas o calcário e a argila. A mistura do calcário moído juntamente com a argila, chamada de farinha ou cru, passa por um forno cuja temperatura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação do Engenheiro Químico no Processo de Fabricação do Aço
  • Trabalho interdisiplinar gestão da produção e processo de fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricacao
  • Processos de fabricação
  • Processos de Fabricação
  • Processos de fabricação
  • Processo de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!