Produção de tomate orgânico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO DE TOMATE ORGÂNICO (CAMPO)

O tomateiro (Lycopersicum esculentum Mill.) é a segunda hortaliça mais plantada no Brasil, só superada pela batata. É uma hortaliça de presença obrigatória na mesa de todos os brasileiros tanto na forma de salada ou molhos. Apesar do grande mercado, ainda existem muitas dificuldades para a produção de tomates no sistema orgânico. Apresentamos a seguiralgumas sugestões para viabilizar a sua produção.

a.) Variedades – usar de preferência aqueles que tenham maior resistência a doenças fúngicas. Os tomates do grupo italiano tem-se mostrado menos vigorosos e mais resitentes que outros.
b.) Época de plantio – fazer o plantio fugindo dos períodos críticos como entrada de inverno e no verão onde provavelmente teríamos problemas. A época mais adequadaé a saída de inverno onde temos um clima favorável e a incidência de pragas é menor.
c.) Solos – utilizar solos bem corrigidos com um bom teor de matéria orgânica e fósforo. O seu preparo deve ser antecipado para que a cultura tenha condições adequadas para o desenvolvimento. Existe um método bastante interessante de preparo que é a consorciação do tomateiro com um adubo verde (feijão guandú).Procedimentos para consorciação – em fevereiro fazer a calagem e correção de fósforo do solo. A seguir plantar o feijão guandú em linhas espaçadas de 1,2m. Semear de 12 a 15 sementes por metro linear. Em meados de abril fazer a poda do feijão guandú a 20cm do solo, deixando a cada 0,5m um pé sem poda que mais tarde servirá de estaca para o tomateiro. Pouco antes do plantio do tomate, fazer outrapoda obedecendo o esquema anterior. Devemos fazer também um desgalhamento das plantas de adubo verde. Durante o ciclo do tomate, caso haja necessidade, realizar os procedimentos de manejo do adubo verde. Todo material proveniente das podas e do desgalhamento deve ser usado para fazer a cobertura morta do solo. Nesta consorciação o produtor terá todos os benefícios trazidos pelo adubo verde eainda ficará livre de fazer o estaqueamento do tomateiro.

d.) Adubação de plantio e espaçamento – em áreas trabalhadas com adubação verde, colocar 1,0kg de esterco bovino curtido ou composto por cova. Em áreas normais usar 2-3 kg de esterco bovino curtido ou composto por cova de plantio. Fazer incorporação e esperar de 5-10 dias para realizar o transplante. Quanto ao espaçamento, o tomate podeser plantado com 1,2m entre linhas e 0,5m entre plantas.
e.) Adubação em cobertura – para adubação em cobertura pode ser usado a CALDA CABOCLA enriquecida com cálcio.
CALDA CABOCLA – básico
120 litros de água
40 kg de esterco bovino fresco
20 litros de cinza de fogão
20 kg de pó de rocha
mato verde à vontade
OBS: Para uso em tomate acrescentar 15 kg de cal hidratada

Colocar todos osingredientes dentro de um recepiente e deixar à sombra destampado (fermentação aeróbica) mexendo uma vez por dia para fazer a oxigenação. A calda estará pronta para uso com 20 dias.
USO: Diluir 2,0 litros da calda em 10 litros de água e fazer a aplicação no SOLO a 5-10 cm das plantas.
Inicialmente fazer uma aplicação na terceira semana e uma na quarta semana após o transplantio. Depois daflorada, com o pegamento e o crescimento dos primeiros frutos fazer aplicações a cada 5-7 dias de intervalo. Esse intervalo deve ser diminuido para 4-5 dias entre a décima e a décima quarta semana após o transplante.
f.) Condução – para a produção do tomate em ambiente orgânico é necessário que não se prolongue demasiadamente o período de colheita, pois esse prolongamento certamente trará problemas depragas e doenças. Assim, devemos colher o máximo de frutos em menor espaço de tempo. Para uma boa produção fazer o seguinte esquema de condução:
• Quando as mudas estiverem com 4-5 folhas fazer a desponta. Esperar as brotações e selecionar dois brotos do mesmo tamanho eliminando o restante. Esses dois brotos selecionados serão as hastes de produção.
• No campo, quando as hastes emitirem a...
tracking img