Produção de raios x

Páginas: 9 (2151 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre tudo o que é preciso para a produção dos raios x.
Começando pelos átomos e a carga elétrica de suas partículas, prótons, nêutrons e elétrons, eletromagnetismo e a partir daí, como ocorre a produção dos raios x. Também fala-se sobre os elementos do tubo de raios x, catodo e anodo que são os principais elementos para a produção dos RX , a constituição equal a função de cada um.Tipos de radiação: alfa, beta e gama e a capacidade de penetração de cada uma. Radiação ionizante e não ionizante e os perigos que causam às células se não forem usadas adequadamente. O cuidado que deve se ter com o tubo e sobre radiação de freamento, radiação característica e aparelho de RX convencional também serão citados.



ÁTOMO



Toda matéria é formada depequenas partículas, os átomos e ele são formados por partículas elementares, e as principais são: prótons, os elétrons e os nêutrons.

No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno do núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, já os prótons e os elétrons se atraem. Por isso, é atribuído ao próton e ao elétronuma propriedade física denominada carga elétrica.

Os prótons têm carga elétrica positiva, e os elétrons carga elétrica negativa. Os nêutrons não possuem carga elétrica, pois não apresentam efeitos elétricos. Num átomo, normalmente não existe predominância de cargas elétricas, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Neste caso dizemos que o átomo é eletricamente neutro.ELETROMAGNETISMO

O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.

A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores detensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.

A força eletromagnética tem a ver com praticamente todos os fenômenos físicos que se encontram no cotidiano, menos com a gravidade. Isso porque as interações entre os átomos sãoregidas pelo eletromagnetismo, já que são compostos por prótons, elétrons, ou seja, por cargas elétricas. Do mesmo modo as forças eletromagnéticas interferem nas relações intermoleculares, ou seja, entre nós e quaisquer outros objetos. Assim podem-se incluir fenômenos químicos e biológicos como consequência do eletromagnetismo.

PRODUÇÃO DE RAIOS X
Os raios X foram descobertos em 8 de novembrode 1895, quando o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen realizava experimentos com os raios catódicos.
Raios X podem ser produzidos quando elétrons são acelerados em direção a um alvo metálico.

O choque do feixe de elétrons (que saem do catodo) com o anodo (alvo) produz dois tipos de raios X. Um deles constitui o espectro contínuo, e resulta da desaceleração do elétron durante a penetraçãono anodo. O outro tipo é o raio X característico do material do anodo.
Os raios X são radiações da mesma natureza da radiação gama, com características semelhantes. Só diferem da radiação gama pela origem, ou seja, os raios X não são emitidos do núcleo do átomo.
A radiação é produzida quando ocorre o bombardeamento de um elemento radioativo, o tungstênio , resultando na produção de radiação Xpor freamento ou ionização.
Os raios X são produzidos quando elétrons em alta velocidade, provenientes do filamento aquecido, chocam-se com o alvo (anodo) produzindo radiação.
As máquinas de raios X foram projetadas de modo que um grande número de elétrons são produzidos e acelerados para atingirem um alvo sólido com alta energia cinética. Este fenômeno ocorre em um tubo de raios X que é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de raios x
  • Raio x
  • Raios
  • raios catodicos e raio x
  • Raio x
  • Raio x
  • Raio x
  • raio x

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!