Produção de ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção do ferro
A instalação mais simples para obter o ferro a partir do minério de ferro é chamada forno de lingotamento. Nesse forno, é queimado carvão com minério de ferro euma boa alimentação de oxigênio (fornecida por um fole ou soprador). O carvão é, essencialmente, carbono puro. O carbono combina-se com o oxigênio para criar dióxido de carbono emonóxido de carbono (liberando uma grande quantidade de calor no processo). O carbono e o monóxido de carbono combinam-se com o oxigênio contido no minério de ferro e levam-no embora,deixando o ferro metálico. No forno, o fogo não é suficientemente quente para fundir completamente o ferro; então, o resultado final é uma massa esponjosa contendo ferro e silicatos (obloco). Aquecendo e martelando o bloco, os silicatos vítreos misturam-se ao metal de ferro criando o ferro forjado. O ferro forjado é resistente e fácil de trabalhar, tornando-operfeito para criar ferramentas.
A maneira mais avançada de fundir o ferro é em um alto forno. O alto forno é carregado com minério de ferro, carvão vegetal ou coque (o coque é o carvãofeito de hulha) e calcário (CaCO3). Sobram grandes quantidades de ar no fundo do forno. O cálcio contido no calcário combina-se com os silicatos para formar escória. O ferro líquidoacumula-se no fundo do forno juntamente com uma camada de escória na parte superior. Periodicamente, o ferro líquido é liberado para fluir e esfriar.
O ferro líquido geralmenteflui para um canal com entalhes em um leito de areia. Quando frio esse metal é conhecido como ferro-gusa.
Para obter uma tonelada de ferro-gusa, inicia-se com duas toneladas deminério, uma tonelada de coque e meia tonelada de calcário. O fogo consome cinco toneladas de ar. A temperatura atinge quase 1600 ºC (aproximadamente 2900 ºF) no centro do alto forno.
tracking img