Produção de aprendizagem

Páginas: 6 (1495 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MIRIAM DE PAULA CHAVES DA SILVA, 599079, 2011/01

VINÍCIA PEREIRA DA SILVA DIAS, 629841, 2011/01

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO

IPATINGA

2011

FACULDADEINTERNACIONAL DE CURITIBA

MIRIAN DE PAULA CHAVES DA SILVA, 599079, 2011/01

VINÍCIA PEREIRA DA SILVA DIAS, 629841, 2011/01

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO

Pesquisa e Prática Profissional – Produção de texto apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local : Adirlaine JuniaCentro Associado: Ipatinga

IPATINGA
2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................
2. DESENVOLVIMENTO.........................................................................
1. APRESENTAÇÃO DOS DADOS COLETADOS........................... .
3. CONSIDERAÇÕESFINAIS...............................................................
REFERÊNCIAS........................................................................................

1. INTRODUÇÃO

A metodologia adotada foi a de primeiro observar a turma em atividades, e a partir de nossa análise, verificar cuidadosamente a prática do professor em sala de aula, observando a ação e a aplicação da professora em sua atividade docente. Ao final destapesquisa percebemos que os alunos qualificaram seus movimentos e repertório motor, pois acreditamos ser de grande importância a oportunidade de a criança desta faixa etária experimentar novas vivências.
O desenvolvimento de atividades simples, porém de conteúdo amplo e sério oportunizam condições de espaços e momentos para que as crianças descubram o gosto pela prática da leitura e produção detextos, tornando suas vidas mais prazerosas e talvez, futuros pedagogos.
Pretendendo então dar ao profissional de língua portuguesa um suporte teórico à prática textual e suas implicações com o letramento, com a intenção de sugerir uma perspectiva nova nos rumos da alfabetização, entendendo este como processo de decodificação dos signos gráficos. A experiência docente é pré-requisito para oexercício profissional de quaisquer outras funções do magistério, portanto temos a oportunidade de aprimorar os conhecimentos metodológicos e verificarmos o processo de transmissão e assimilação da aprendizagem adquirindo uma gama de experiências para nossa futura profissão.
Pelo exposto, é percentual que o aluno do ensino fundamental ll é alfabetizado, entretanto, não tem o domínio adequadoda escrita justamente pela carência da prática da leitura, cuja finalidade é observar o mundo ou ressignificá-lo, dando-lhe participação ativa nas práticas sociais, o letramento favorece o estudante no sentido de mergulhar nas entranhas do texto e assim fazer relações entre o texto lido e o mundo presente.
A capacidade de articular as palavras sob forma de expressar suas reflexões de formacoesa e coerente é instrumentalizada pela capacidade de leitura não meramente decodificada de signos, mas provida do sentido de associação à realidade contextual.

2. DESENVOLVIMENTO

LINGUAGEM, UM DIREITO DE TODOS

A linguagem é um objeto social que age sobre o homem e no qual este estabelece relações sociais, construindo e transmitindo os valores culturais e à formação da consciênciahistórica.
A língua que falamos é a mesma, isto é, todos nós usamos o mesmo sistema linguístico chamado português brasileiro. A fala de cada um de nós, no entanto, é diversificada, individualizada, heterogênea, entendemos então que as variedades linguísticas estão relacionadas com a identidade dos falantes e também com a organização social e cultural de sua comunidade.
A norma padrão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de aprendizagem
  • produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao e aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!