Produção de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: Fundamentos Socioculturais da Educação

O ser humano, como ser social, é constituído e constituinte do processo do trabalho pela linguagem, pela cultura e pela educação, ou seja, o ser humano é o construtor de sua própria vida social e de sua própria história, sendo que essa construção se dá em sociedade com outros indivíduos.
Émile Durkheim, um dos grandesautores da educação, conhecido como o pai da sociologia e o pioneiro da sociologia da educação, nos traz reflexões sobre a sociedade, entendida como um conjunto dos fatos sociais. Durkheim conceitua fato social como toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então, ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando umaexistência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. Para esse ator, o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem as leis positivas, gerais e, no limite, invariáveis, o que denota a sua concepção positivista de sociedade para a qual os indivíduos deveriam se moldar e nãotransformar, para Durkheim, não interessam as manifestações individuais dos fatos sociais, mas apenas as coletivas, para o mesmo, não é possível dizer que a sociedade constitui-se da soma das individualidades, mas sim, que é algo totalmente estranho às manifestações individuais. A educação não deixa de ser para Durkheim, um motor da coerção social, ou seja, um mecanismo de imposição da herançasocial que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade, para esse ator, a educação concebe um movimento duplo, de um lado, como impositora de valores e regras sociais a serem assimiladas pelas novas gerações, por outro lado, a necessidade intrínseca dessa “imposição” para a perpetuação da sociedade coesa, como um organismo em bom estado de funcionamento. A sociedade tende, segundo o ator,a formar à sua imagem e semelhança cada indivíduo, desde criança, o ator afirma que cada indivíduo ou família não poderia escolher à revelia o tipo de educação que quisesse. Ao contrário, o sistema educacional é imposto como fato social a todos aqueles que pertencem à sociedade. As novas gerações, assim como todos os membros da sociedade, devem se educar nos moldes por ela impostos. Durkheimtratava da sociedade capitalista europeia, onde os laços sociais já não permitiam que as novas gerações fossem educadas espontaneamente e de modo uniforme, era o mundo da “solidariedade orgânica”. Os laços sociais na sociedade capitalista são mais elásticos e as relações sociais não são apenas relações coercitivas, mas também de interdependência entre os indivíduos e grupos. Portanto, para esse ator, aquestão é entender as características da sociedade capitalista e os modos de se produzir o consenso social para a manutenção desta sociedade, o ator enxergava as diferenças não como pontos de discórdia ou mesmo de contradições, mas como diferentes funções, onde cada parte contribui com o todo e com a sua função específica, promovendo o desenvolvimento dela sem contradições.
Luzuriaga, outro atorimportante na história da educação, acredita que a educação visa transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie. A transmissão daquilo que existe de uma geração a outra pela linguagem é uma das mais importantes características distintivas do homem em relação aos animais. É a educação na sociedade capitalista, que concentra,hegemonicamente, a educação das novas gerações em uma instituição especificamente voltada para isso, a escola.
Libâneo nos traz a educação como uma inevitalidade da ação educativa sobre os indivíduos, sendo uma condição essencial do ser social, ou seja, todos queiram ou não, somos “educados” nas várias instâncias da vida, a educação em sentido amplo não prescinde de um lócus específico para...
tracking img