Produção de aprendizagem

Páginas: 15 (3714 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

LINGUA PORTUGUESA:
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA E CONCEPÇÕES DE ENSINO

UTA – LINGUA PORTUGUESA

Metodologia da Alfabetização: Profª Mônica Vieira
Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Prof. Jeferson Ferro
Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto: Profª Ana Gabriela

BRASÍLIA – DF
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA -FACINTER

ALDETH GONÇALVES CHAVES

EDMA SILVEIRA GUIMARÃES DE CARVALHO

IVANI DE JESUS MACEDO DO LAGO

GRASIELLE BATISTA DOS SANTOS

LINGUA PORTUGUESA:
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
TUTORA: Ana Luiza Conceição BatistaCentro Associado: Brasília – DF

BRASÍLIA – DF
2011
SUMÁRIO

- Introdução...............................................................................................................04
- A Língua Portuguesa: Aquisição da Linguagem e Concepção de Ensino.......06
- A Metodologia da Alfabetização...........................................................................10
- Metodologia daLíngua Portuguesa.....................................................................12
- Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto.......................................14
- Considerações Finais............................................................................................15
-Referências.............................................................................................................17

BRASÍLIA – DF
2011
INTRODUÇÃO

A presente PA trata de métodos de ensino da língua, e dos processos de aquisição da linguagem, envolvendo-os para o aprendizado da fala. Também devo acrescentar que o processo de ensino e aprendizagem também se envolve para essa formação da língua. O que é aprender? O que é ensinar?O que é a linguagem e qual é a sua natureza?
O processode aprender é bastante complexo, envolve vários fatores, tais como afetivos, sociais, econômicos e até políticos. Por outro lado, o ensinar envolve também inúmeras variáveis e pode ser considerado, digamos, como algo estático, ou, por outro lado, aberto a experiências dialógicas, nas quais questões da comunicação são consideradas como essenciais. a aprendizagem e a construção do conhecimento sãodialógicas por natureza. Sendo assim, o ensino e aprendizagem são processos complementares, mediados pelo uso da linguagem. Os métodos de ensino e aprendizagem podem ser vistos como orientações para que o professor comece a refletir sobre os processos envolvidos, possibilitando construir sua própria visão demonstrada pela prática diária.
Na aquisição da linguagem, a nosso ver, o método como sedesenvolve a língua; como se adquire as primeiras palavras; a fala, enfim, é tudo um processo, embora natural, é longo e difícil.
O começo dessa aquisição seria o primeiro choro da criança ao nascer. Durante o processo, com o passar dos dias, a criança aos poucos vai adquirindo suas primeiras palavras através do seu comportamento observável, ou seja, a criança cercada da família observa aspalavras, e de acordo com a fase em que se encontra, tenta se comunicar com quem o cercam.
Tais fases, a primeira seria a do jargão, em que a criança começa a produzir cadeias de enunciados; meias palavras, ainda não analisáveis, mas que são completamente interpretáveis para nós adultos. Ocorre normalmente aos dezoito meses de vida da criança. A segunda fase será a das palavras, em que a criança atravésde imitações; gestos desenvolvem as primeiras palavras, ocorrendo por volta dos dois anos de idade. A terceira e última fase seria a das frases onde a criança já empregando estruturas com frases curtas, com erros de gramática e de pronúncia, porém, não deixam de serem frases compreensíveis, sendo que a criança já é capaz de produzir uma verdadeira comunicação.
Aos poucos, ela vai notando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Produção de aprendizagem
  • produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produçao e aprendizagem
  • Produçao de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem
  • Produção de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!