Produção de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ROSEANY SOUSA– RU 256653

“O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE”.

BRASÍLIA – DF
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ROSEANY SOUSA– RU 256653

“O ESTUDO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE”.Disciplinas Cursadas: Metodologia do Ensino de Matemática
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA de Ciências Exatas e Biológicas, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Geíza
Centro Associado: Curitiba

BRASÍLIA – DF2010

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
OBJETIVOS 2
JUSTIFICATIVA 2
METODOLOGIA 2
DESCRIÇÃO DOS CONTEÚDOS QUE SERAM TRABALHADOS NESTA PA 2
RESPOSTA DA SOLICITAÇÃO I 3
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO 3
A CIÊNCIA É: 3
CIÊNCIA 3
TIPOS DE CONHECIMENTO 3
RESPOSTA DA SOLICITAÇÃO II 4
A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 4
SUGESTÕES DE ATIVIDADES 5
PARA CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS 5
RESPOSTA DASOLICITAÇÃO III 5
AS RAZÕES PARA ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS  NO ENSINO FUNDAMENTAL 5
RESPOSTA DA SOLICITAÇÃO IV 7
INTERDISCIPLINARIDADE 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO
Os educadores tem sido historicamente expostos a uma série de desafios, os quais incluem acompanhar as descobertas científicas e tecnológicas, constantemente manipuladas e inseridas no cotidiano, e tornar osavanços e teorias científicas palatáveis a alunos do ensino fundamental, disponibilizando as de forma acessível.
Isto requer profundo conhecimento teórico e metodológico, e dedicação para (tentar) se manter atualizado no desempenho de sua profissão. Para muitos educadores, tais desafios são agravados por deficiências em suas licenciaturas – de universidades públicas ou privadas - pois a rapidezcom que os conceitos se ampliam e surgem novas tecnologias faz com que a formação do professor possa ser considerada “obsoleta” poucos anos após sua graduação.
A realidade da educação brasileira, com superlotação nas salas de aula, desvalorização do profissional, e defasada estrutura física, metodológica e didática nas escolas instiga o docente a (se) questionar: “como” fazer e “com que” fazereducação, adequando-se à proposta projetada pelos parâmetros curriculares e pelo mercado de trabalho.
Afinal, as escolas especialmente da rede pública constituem-se de alunos marcantemente heterogêneos cultural e socialmente, o que requer do professor de Ciências e demais matérias o uso equilibrado de conceitos, de técnicas (competências) adequadas à comunidade; e dos seus instintos de educador(habilidades).
Sem este equilíbrio, o papel da escola em reduzir diferenças sociais e promover igualdade entre alunos, independentemente de suas origens étnicas, sociais e culturais, bem como do nível de habilidades e predisposições inerentes do indivíduo (FOLLESDAL, 2000, apud HOLMESLAND, 2003), acaba não sendo concretizado.
Alunos do ensino fundamental da rede pública na maioria das vezesdeparam-se com metodologias que nem sempre promovem a efetiva construção de seu conhecimento. Tampouco lhes são oferecidos mecanismos de compensação, por defasagens sociais, que vão desde problemas de natureza familiar ao limitado acesso a livros, sites e outras fontes de conhecimento. Cabe ao educador em Ciências e Matemáticas superar tais obstáculos, construindo possibilidades de mudanças.
Estatarefa pressupõe unificar experiências e estratégias de ensino, para qualificar a educação desenvolvendo novas competências a serem aplicadas nas escolas.

OBJETIVOS
Contribuir para que o graduando possa elaborar planejamentos em Educação Matemática e Ciências Biológicas, para uma atuação profissional competente e com qualidade, viabilizando a formação de um professor reflexivo e pesquisador....
tracking img