Produção de aprendizagem alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO
DISCIPLINAS:
METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DE ENSINO DA ALFABETIZAÇÃO
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL, PRODUÇÃO DE TEXTO

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINOProdução de aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba –

Tutor Local: Keisy Cordeiro

Pólo de Apoio Presencial: São José dos Pinhais

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011

1. INTRODUÇÃO

Na presente PA relataremos sobre o tema: “Língua Portuguesa: a aquisição da linguagem e concepções de ensino“. A aquisição dalinguagem vem sendo estudada desde a antiguidade por vários estudiosos como: Skinner (Behaviorismo), Chomsky (Inatismo), Piaget (Cognitismo) e Vygotsky (interacionismo).
Existe uma ideia em comum entre os pensamentos de Piaget e Vygotsky que é a de que a aquisição da linguagem faz parte do mesmo desenvolvimento das operações mentais, Vygotsky chama atenção para a função social da fala e Piagetacredita que o ser humano possui capacidade genética para adquirir o conhecimento. A aquisição da linguagem é dividida em três subáreas que são: a aquisição da língua materna, aquisição da segunda língua e a aquisição da escrita. A língua materna é adquirida em contato com o meio social, é a nossa língua mãe. A segunda língua é a aprendizagem de uma língua estrangeira, e a aquisição da escrita é oaprendizado do conhecimento dos códigos que formam a língua escrita, conhecendo as diversas variedades linguísticas existentes em nosso país.
Esta PA tem como objetivos conhecer e analisar com maior abrangência a aquisição da linguagem e suas concepções de ensino, conhecendo melhor a teoria de alguns estudiosos sobre a construção da língua falada e da língua escrita.
O presente trabalho é degrande importância para a nossa formação acadêmica, pois através dele estamos conhecendo os caminhos para o conhecimento da língua portuguesa, as teorias de alguns estudiosos que mostram seus pensamentos sobre o desenvolvimento da linguagem. Também tivemos contato com os estudos da alfabetizadora Emilia Ferreiro, que mudou a concepção da alfabetização, passando de “como ensinar” para “como aprender”.Utilizamos como método para o desenvolvimento deste trabalho a leitura e a reflexão das bibliografias básicas das disciplinas da UTA Língua Portuguesa, onde estudamos as disciplinas de Metodologia da Alfabetização, Metodologia da Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional – Produção de Texto, as quais integram esta PA.
Na disciplina de Metodologia de Alfabetização vamos estabelecer umacomparação entre Piaget e Vygotsky em relação ao desenvolvimento cognitivo e o processo de alfabetização. Também falaremos sobre a aquisição da escrita de acordo com Emilia Ferreiro.
Em Metodologia da Língua Portuguesa, vamos demonstrar algumas noções sobre a aquisição da linguagem e a aquisição da língua materna. Também falaremos sobre a linguística, o ensino das quatro habilidades e os tipos decomunicação oral.
Vamos finalizar o nosso trabalho fazendo uma reflexão sobre a perspectiva da produção de texto, considerando a escrita em suas diversas práticas sociais, segundo a obra de HARTMANN, Shirley Horácio de Góis; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Nósseres humano possuímos uma habilidade maravilhosa de comunicação que é a linguagem, expressada não só através da fala e da escrita, mas também em suas variadas formas como: gestos do cotidiano, placas de trânsito, fotografias, sinais dos surdos e muitas outras. Para que essa comunicação se torne mais abrangente é importante a aquisição da leitura e da escrita.
A aquisição da escrita resulta da...
tracking img